Eu, “Quelhas”, fui o 1° emigrante na história de Portugal, pré-candidato às eleições presidenciais. As televisões, rádios e jornais são quem faz a outra metade da vitória de um candidato e é por esse motivo que ganham quase sempre os presidentes encostados aos partidos do poder, e esta mentalidade tem de mudar. Todo o candidato tem de ser tratado por igual, pois a minha confiança é captar a atenção de todos os emigrantes e residentes em Portugal e combater a abstenção, logo serei um vencedor.
Número total de visualizações de páginas
Traductor de Português para outras línguas
Pesquisar neste blogue
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Convidado de Honra: Euclides Cavaco Poeta
Euclides Cavaco, nasceu no concelho de Mira, distrito de Coimbra onde concluiu a instrução primária. Devido a carências económicas não lhe foi possível ingressar de imediato nos estudos secundários como tanto desejava. A sua vontade persistente de estudar era manifesta, por isso ainda muito jovem decidiu ir para Lisboa a fim de arranjar um emprego e conciliar este seu grande sonho de estudar. Assim trabalhando de dia e estudando à noite, concluiu em Lisboa o curso geral dos liceus e frequentou posteriormente os estudos superiores.
Vocacionado para a poesia desde tenra idade, os seus primeiros ditos e escritos perderam-se no tempo. É durante os seus anos académicos que a começa a escrever com mais veemência e dela tem feito uma constante da vida. Incondicionalmente apaixonado pelo FADO, foi talvez no FADO que encontrou a sua inspiração maior. Por ele nutre uma transparente admiração consagrando-lhe grande parte da sua obra. Escreve-o para fadistas , declama-o com grande estro poético e essencialmente dá-o a conhecer ao mundo.
Em 1970 num impulso de aventura optou por se radicar no Canadá onde reside e concluiu o curso em Gestão Administrativa, tendo alcançado com êxito o estatuto de empresário. Desde a sua chegada ao Canadá participou em diversas associações comunitárias e organizou muitíssimos espectáculos. Em 1974 com um grupo de amigos funda o programa de televisão Saudades de Portugal, do qual foi apresentador. Em 1976, devido ao seu empenhado desvelo na Sociedade Portuguesa, é nomeado Comissário pelo Governo do Ontário. Em 1980 inspira a criação da RÁDIO VOZ DA AMIZADE, de que é director e locutor há mais de 30 anos. Em 1995 lidera a criação institucional da Associação Portuguesa de Profissionais e Comércio na Sociedade Portuguesa.
ECOS DA POESIA http://www.euclidescavaco.com/, é o seu popularíssimo portal na internet dedicado à Poesia Portuguesa, dando peculiar relevância à POESIA DECLAMADA e ao FADO, que dá a conhecer aos quatro cantos do mundo, através da suas publicações regulares com o POEMA DA SEMANA e outras, tendo já recebido mais de 215.000 visitantes
OBRAS DO AUTOR: Pedaços do meu País, Horizontes da Poesia , mais 3 (E-books): Terras da Minha Terra, Retalhos de Fado, Fado é a Alma Portuguesa e 5 CDs de récitas: Voz da Alma, Ecos da Poesia, Natal da Diáspora, Retalhos de Fado. Quando o meu Canto é Poesia e participação e muitas antologias. Diversos trabalhos em curso a serem oportunamente editados.
DISTINÇÕES HONORÍFICAS MAIS RELEVANTES RECEBIDAS PELO MÉRITO DA SUA OBRA:
1992 - Condecoração oficial com a medalha de honra pelo Governo Federal do Canadá.
1993 - Agraciado com a medalha e diploma de reconhecimento pelo Ministério da Cultura Canadiana.
2000 - Premiado com o PRECOM da literatura na cidade de Toronto.
2000 - Destacado pelo “ Free Press” numa edição especial em Maio de 2000, como: “ The King of Little Portugal”
2001 - Homenageado pela Assembleia da República Portuguesa com a medalha de mérito.
2003 - Troféu “John McKenna Award” por dedicação Comunitária à Rádio Voz da Amizade.
2004 - Distinguido com o troféu Prestígio e Dedicação das Comunidades Portuguesas pela revista Portugal.
2005 - Certificado de Mérito pela dedicação de 25 anos ao serviço da estação de rádio CHRW 94.9 FM.
2006 - 1º Prémio no concurso literário da Associação Cultural Poética Mensageiro da Poesia em Lisboa
2007 – Seleccionado para fazer parte dos dez rostos da poesia Lusófona
2008 – Agraciado com o colar de mérito e distinguido como membro honorário da Ordem Nacional de Escritores
2008 – Nomeado membro honorário da Associação de Escritores da Madeira, aquando do lançamento no Funchal
2009 - Criação do novo programa de rádio FADO E POESIA na Rádio Ondas Musicais
2010 – Homenageado na Cidade de London em reconhecimento do seu percurso literário e cultural em prol da Lusofonia.
Muitíssimos outros troféus, diplomas, placas e distinções honoríficas lhe têm sido e continuam a ser conferidas.
EUCLIDES CAVACO, É MEMBRO OFICIAL DAS SEGUINTES ASSOCIAÇÕES POÉTICAS, LITERÁRIAS E CULTURAIS:
Ordem Nacional de Escritores - Sociedade Portuguesa de Autores - Associação Portuguesa de Poetas
Grémio Literário da Língua Portuguesa - Círculo Nacional D’Arte e Poesia – Associação Portuguesa A. do Fado
Associação de Escritores da Madeira – Grupo Poético de Aveiro – Alma Alentejana - Mensageiro da Poesia
Tertúlia de Bocage – Movimento Poético Nacional e Casa do Poeta de São Paulo
Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina e Academias: Abrali, AVSPE, AVBL
Euclides Cavaco persevera a sua constante poética deixando nela transparecer a terna magia do seu estro. Os seus poemas têm atraído a admiração e preferência de diversos intérpretes do MUNDO Lusófono. Mais de 120 temas seus já foram gravados em CD. Editou também já 5 CDS com mais de 100 récitas suas. Assina diversas rubricas de poesia publicadas em conceituados jornais e revistas e, mantém participação activa em muitíssimas páginas na Internet. Continua a recitar poesia com profunda emoção Lusíada nas frequentes aparições e entrevistas concedidas à rádio, TV e nos espectáculos para onde é convidado.
A obra de Euclides Cavaco, é resumidamente a tenacidade de quase 4 décadas dedicadas à divulgação da Língua e Cultura Portuguesa no mundo, dignificando com convicção patriótica o nome de Portugal e deste POVO QUE NÓS SOMOS. Convidado de Honra pelo autor povoense Quelhas "Euclides Cavaco"
cavaco@sympatico.ca
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário