Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Os discursos e silêncios da tomada de posse do Governo; e o sismo desta madrugada em Taiwan

Fotografia de Carlos Diogo Santos
Carlos Diogo Santos

Enquanto dormia…

… o país vivia as primeiras horas de um novo governo, que tomou posse por entre silêncios e ausências de peso (como a de Pedro Nuno Santos). No seu discurso, Luís Montenegro, o novo primeiro-ministro, esforçou-se por afastar a ideia de que está a prazo, apelou a uma postura de compromisso por parte dos socialistas e definiu o combate à corrupção como uma prioridade — o Miguel Santos Carrapatoso, editor-adjunto de Política, ajuda-o a ler o que ficou nas entrelinhas. Outro dos discursos do dia foi o de Marcelo Rebelo de Sousa, cheio de avisos a Montenegro — com um cenário internacional complicado (e que pode piorar) e um parlamento ultra fragmentado, governar não é uma missão impossível, mas não será nada fácil. O Rui Pedro Antunes, editor de Política, descodifica a mensagem do Presidente da República. Já as imagens dos principais momentos pode encontrar nesta fotogaleria.

Mas, afinal, como quer Montenegro evitar um governo a prazo? Este é o tema do episódio de hoje do podcast A História do Dia“. Contra-Corrente também vai debruçar-se sobre a tomada de posse do novo Governo e os discursos na cerimónia. Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos.

Esta quarta-feira será o primeiro conselho de ministros — e a tomada de posse dos novos secretários de Estado acontecerá na sexta-feira. Mas para não se perder nas datas, preparámos um calendário político das próximas semanas (e meses).

Quem ontem marcou presença foi António Costa. O ex-primeiro-ministro anunciou, à saída, já ter pedido ao advogado para requerer a sua audição “com a maior celeridade” pela justiça para “esclarecer qualquer dúvida” que possa existir no âmbito da Operação Influencer.

Esta madrugada em Taiwan um sismo de 7,4 na escala de Richter, o maior dos últimos 25 anos na região, provocou pelo menos sete mortos e mais de 700 feridos — continuaremos a atualizar este artigo ao minuto, numa altura em que foram retirados os vários alertas de tsunami, quer em Taiwan, quer em países vizinhos, como o Japão.

O Benfica e o Sporting empataram (2-2) na Luz — com golos de Hjulmand, Paulinho, Otamendi e Rafa –, resultado que colocou a equipa liderada por Rúben Amorim na final da Taça de Portugal, no conjunto das duas mãos (3-4) — pode ler a crónica do jogo, ver as melhores imagens e perceber os casos que marcaram a partida. No final, o treinador do Sporting admitiu querer ver mais já no próximo dérbi e manteve o tabu sobre o seu futuro, já Roger Schmidt deixou críticas à arbitragem. Esta quarta-feira, o Vitória de Guimarães recebe o FC Porto, às 20h15.

O foco no dérbi de Lisboa não acalmou, porém, a intensidade da campanha do FC Porto. Numa sessão de esclarecimentos na Arrifana, Pinto da Costa insistiu ontem nas críticas a André Villas-Boas, defendendo que a primeira preocupação após as eleições será unir “a massa associativa”. Também Villas-Boas, durante a apresentação do projeto da Academia de alto rendimento que pretende construir em Gaia, respondeu ao presidente do FC Porto, que esta segunda feira, em entrevista, tinha feito uma referência à “campanha do Luís André”: “Luís André? Quando ganhei quatro títulos no FC Porto não me tratava assim“. Ontem ficou a saber-se terem sido admitidas pela mesa da Assembleia Geral quatro candidaturas às eleições dos órgãos sociais, a 27 de abril.

Na Justiça, no chamado caso EDPa defesa de Ricardo Salgado tentou desmontar em tribunal a última perícia médica, que sugere um certo exagero por parte do arguido relativamente aos sintomas de Alzheimer.

Antes de terminar, deixo duas sugestões: está disponível desde ontem o último episódio do Podcast Plus do Observador Operação Papagaio — “A Mensagem Perdida”. O livro: Sobradelo da Goma uma terra esquecida no tempo que o tempo ainda lembra do autor João Carlos Veloso Gonçalves,  Quelhas,  está disponivel e para já através dos correios e compresença e Zurique e Póvoa de Lanhoso, no qual pode pedir nas redes sociais.



Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: