segunda-feira, 2 de maio de 2011

A VERDADE DA CRISE!

(o iate de lula da Silva)

A ÚLTIMA VERDADE É SEMPRE A ÚNICA VERDADE! E OS PRIMEIROS COMPRADORES SÃO SEMPRE OS QUE PAGAM MAIS CARO E FICAM SEMPRE COM OS PIORES PRODUTOS!

Em 2008, o FMI apresentou os piores resultados negativos de sempre; nada que preocupe, pois há sempre soluções, dado que o Homem controla em absoluto os sistemas artificiais que cria, inventando primeiro a cura e lançando depois o veneno!

A crise dos PIIG começou em 2009; Grécia e Irlanda iniciaram o resgate da sua dívida em 2010. Portugal, por meio da teimosia do ministro das finanças, não aderiu à moda do resgate, preferindo aguentar no limite, até que a necessidade do FMI fosse parcialmente saciada com a adesão de Grécia e Irlanda, para poderem oferecer melhores contrapartidas de juros.

No final de 2010, o FMI apresentou, finalmente, lucros superiores a 350 milhões de euros, resultante dos pagamentos daqueles dois países; os accionistas estão mais tranquilos e já começaram a gastar em mais projectos financeiros, de que vivem. A chantagem negocial resulta sempre bem e assim vai caminhando a civilização ocidental liberal capitalista, que encontra aliados excelentes nos políticos mais crédulos e confiantes na bondade da ganância dos accionistas mundiais!

Entretanto, o FMI já oferece juros mais baixos, do que aqueles que pediu aos primeiros dois ingénuos! As instituições financeiras europeias despertaram tarde para a esperteza dos financiadores clássicos mundiais, vendo também aqui a grande oportunidade de refinanciamento do projecto europeu, alavancador da fase II do projecto de desenvolvimento alemão; no mercado concorrencial, vende mais quem oferecer melhor, mas o BCE e o FEEF oferecem juros de resgate mais altos, com a vantagem de poderem impor, aos parceiros mais fracos, uma ajuda com fundos maioritários europeus!

Acontece que os primeiros a lançarem o negócio têm sempre a vantagem de triunfarem pela inovação e ganharem o mercado por antecipação!

Portugal não precisa do BCE, nem do FEEF, agora que chamaram a atenção do FMI; vamos continuar a nossa esperteza e sermos mais espertos que os geradores da crise financeira? Para espertos, espertos e meio e decididamente não nos podemos confiar a ingénuos e apologistas do liberalismo capitalista! (Por J. M. Macedo de Barros)

Sem comentários: