Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Nota Introdutória: Catástrofe; Coronavírus

Nota Introdutória:

Director;
João Carlos Veloso Gonçalves

A revista repórter X fez 8 anos de vida, precisamente no dia 01 de Abril de 2020. Anualmente, festejamos em Abril, e desta vez marcamos a Gala para dia 30 de Maio. Ainda não anulamos o evento, e iremos aguardar até dia 01 de Maio, para ver como está a situação de gravidade desta crise que o Coronavírus gerou...! Poderemos ter que mudar a data e, se assim fizermos, a ideia seria festejar as 100 edições em Julho! Quero agradecer a todos quantos fazem e já fizeram parte desta revista. Somos forçados a fazer 2 Edições num só número; Revista Mensal Nº 97/98 – Abril/Maio 2020 - Ano VIII/IX. Tiragem 5.000 Unidades, por várias condições de emergência que afectam todos os correspondentes, colaboradores e logística.

Catástrofe; Coronavírus
Estamos em tempo de reflexão e de meditação para os crentes, no qual o stress deu lugar a mais amor. Muitos obrigados a trabalhar, para a economia não cair e outros obrigados a cumprir quarentena, isolados em casa (14 dias). Há a classe trabalhadora, que fica em casa, porque a sua empresa fechou por tempo ilimitado, que não sabe como vai pagar as suas despesas diárias e mensais; Créditos, Rendas, Seguros, Comunicação, Rádio e TV, Refeições, Etc. Instalou-se a crise Mundial. A tal bomba atómica arrasadora e invisível. Há quem diga que inventaram o Coronavírus. Há os controversos e há os crentes, que acreditam em tudo, quando a Comunicação Social também bombardeia as nossas casas com notícias. Há os habilidosos que fazem vídeos e não sabem o que dizem e outros passam a sua opinião, mais ou menos válida, não passando de mera opinião, enquanto outros dizem mentiras para nos enervar e desmotivar. Tanto os que saem de casa, como os que ficam em casa, andam todos aéreos, com medo, com desequilíbrio psicológico e mental. Vamos a uma Farmácia, vamos a um Correio, vamos a uma Superfície Comercial, etc. Lá está o desinfectante, barreiras de separação com STOP, cruzes marcadas no chão para mantermos a distância, como se fossemos todos LEPROSOS. Meu DEUS!

Os Transportes Públicos têm o motorista isolado a 4 cadeiras de distância! Nos trabalhos desinfectamos tudo. Nas ruas apresentam-se de fato, parecem o Louis Armstrong vestido para ir à LUA; dá a impressão que andam a Sulfatar as vinhas! As Lojas parecem que faliram. Enfim, andamos todos tolhidos e nem assim, com a crise e o medo a assombrar as nossas vidas, as pessoas conseguem ser melhores, ter bom senso, serem mais amigas de ajudar. Vejo nitidamente que continuamos a ser mal atendidos nos serviços públicos, muitas vezes, quase sempre, quando não falamos bem a língua, ou temos dialectos diferentes.
Será que o Mundo vai acabar?
O Santo Papa já falou no Apocalipse! Os Cristãos sabem que o Novo Testamento, atribuído a São João contém revelações, em particular sobre o fim-do-mundo, e apresentadas, quase sempre, sob a forma de visões.

“Anjos derramam taças sobre a Terra, que significa a Ira de Deus em 7 etapas (Fome, Pestes, Terramotos, Maremotos, etc.)”

“Meu povo, vão para as suas casas e tranquem as portas; escondam-se por algum tempo até que passe a ira de Deus. Porque o SENHOR Deus virá da sua morada, no céu, a fim de castigar os moradores da terra, por causa dos seus pecados.”

Depois destas duas teses colocadas aqui, dá para reflectirmos que o Mundo vai de mal a pior e que não será por acaso que somos muitas e muitas vezes castigados com problemas que assombram a humanidade; Doenças, Pestes (provocadas ou não pelo ser humano), Terramotos, Tufões, Dilúvios, Vulcões, Vendavais, Chuvas torrenciais, Nevões, Saraivada, Trovoada Seca, Degelo da Antárctida, Aumento do mar, Produtos químicos, Poluição, Fome, etc. A fraqueza de uns é a fortuna de outros; quero dizer que, com esta Catástrofe do Coronavírus, o Mundo quase parou e a quarentena está a ter efeitos positivos no ambiente, da qualidade da água à do ar.
Sabe-se lá se esta tese da virose não foi pensada?
Até o País que contaminou o Mundo diz ter a Vacina do Coronavírus. Há que desconfiar do Santo!


EDITORIAL DA REDACÇÃO

Revisor editorial;
Sociólogo político Dr. José Macedo de Barros

O FUTURO PÓS-PANDEMIA
Fazer prognósticos, como se costuma dizer, só acertadamente no fim, mas não deixa de haver tendências, que vão sendo materializadas nas medidas que os governos europeus estão a anunciar como facto consumado, como se um qualquer directório já tivesse tudo concebido, há muito tempo…!
De facto, no contexto de uma qualquer ditadura encapotada, aos cidadãos, por muito rectas e justas medidas alternativas apontadas, acreditando que o surto pandémico foi ocasional…, nada mais resta do que assistir, cheios de dúvidas e incertezas, mas que vão desaparecendo à medida que os governos nacionais implementam medidas a conta-gotas, como quem receia agitação social, na tentativa de aldrabar ou ocultar os desígnios superiores e consolidando factos consumados!
Para já, o que se vê, além do óbvio dizimar dos mais fracos e não adaptados ao novo vírus?
Diminuição da amplitude salarial, pela via dos chamados cortes salariais “temporários” nas actividades pouco essenciais. Suspensão e eliminação de actividades e empresas pouco rentáveis, que laboram como entidades de subsistência de famílias.
Mobilidade de mão-de-obra em larga escala, como se de uma economia de guerra se tratasse!
Experimentação de uma economia de rendimento mínimo massivo para cada vez mais desocupados.
Centralização produtiva em grandes mercados e em grandes empreendimentos produtivos, baseados em mão-de-obra barata.
Transferência para uma economia digital e de tele-trabalho, altamente rentável e de grande economia de meios e logística. Criação de uma economia verdadeiramente ambientalmente sustentável, com economia de energia e combustões. Desenvolvimento de uma vida de ócio e divertimento e de usufruição turística de menor capacidade de aquisição. Estabelecimento de novos conceitos habitacionais e integrantes de novas actividades mistas no mesmo espaço.

Artigos relacionados Pág. 12/13


Coronavírus
 Parou o Mundo!

“Anjos derramam taças sobre a Terra, que significa a Ira de Deus em 7 etapas (Fome, Pestes, Terramotos, Maremotos, etc.)”

Coronavírus; Estaremos perto do Apocalipse? Os Cristãos sabem que o Novo Testamento, atribuído a São João, contém revelações sobre o fim-do-mundo e apresentadas, quase sempre, sob a forma de visões. Esta Pandemia não se vê, sente-se.  A Pandemia de COVID-19 é uma Pandemia em curso de COVID-19, uma doença respiratória aguda, causada pelo Coronavírus da síndrome respiratória aguda grave tipo 2. Todos, ou quase todos, estamos certos que o Homem tem dedo em muito do que existe de mau no Mundo e quem evoluiu o Mundo pode acabar com o Mundo...


Esta pandemia, surto ou "praga", foi a que mais amedrontou o ser humano, neste século; entre muitas dúvidas, existe um drama agregado. A economia quase parou. As pessoas estão psicologicamente mal de saúde, direi assombradas pelo medo generalizado!



MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE DA DOENÇA DO CORONA VÍRUS DE 2019

Estamos numa fase em que tanto Portugal, como França, como Espanha e como Itália estão a ter abrandamento da progressão da infecção pelo Corona Vírus de 2019. Mas, confinar não é o suficiente! A OMS exige mais protecção individual e melhor tratamento!

A par disto, todos devem colaborar, respeitando o pessoal hospitalar, que luta até à exaustão e em risco de infecção, para salvar vidas. Reduzindo a mobilidade e impedindo o contacto próximo com outros, além de se usar sempre equipamentos de protecção individual (EPI, máscaras ou viseiras, luvas e óculos), como forma de impedir a dispersão das gotículas contaminadas, de pessoa em pessoa. Claro que devem reforçar a higiene pessoal e especialmente do rosto, mãos e superfícies corporais expostas ao exterior, bem como a higiene sanitária e das superfícies com que contactam; muito detergente, álcool, água oxigenada e lixívia!

Deixem de se cumprimentar e mantenham afastamento entre todos. Nesta época, terminem com o hábito das visitas aos amigos. O que sofrerem hoje vai originar satisfação de todos amanhã, em verem que não provocaram a morte de ninguém e mantiveram-se vivos!
Quanto à higiene alimentar, reforcem a vossa imunidade com suplementos vitamínicos e hidratem-se constantemente, tendo o cuidado de beber, por exemplo, água tónica, onde encontram o quinino!

Posto isto, deixo alguns números de duas publicações minhas na rede social Facebook, para terem consciência real do problema;




PRIMEIRAS CONCLUSÕES DA EVOLUÇÃO DA COVID19, EM PORTUGAL:

1- Temos a mais alta taxa de infecção, só batidos pela Alemanha! Será prova do que somos como povo?

2- Temos a menor taxa de mortalidade dos infectados! Será prova do nosso melhor SNS e da superioridade dos coordenadores da crise, ou estão a confundir COVID19 com gripe comum e pneumonia, ou não estão a trabalhar bem a matemática?

A taxa de mortalidade, em Portugal, dos infectados pela doença gripal pneumónica (COVID19) subiu para 2,15% (160 mortos)!
A taxa de infecção subiu para 0,073% (compare-se; Alemanha de 0,08%, França de 0,07%, Holanda de 0,07%, EUA de 0,05%, Irão de 0,05%, Reino Unido de 0,03%, China de 0,006%, Itália de 0,002%, Espanha de 0,002%, Suíça de 0,002%, Bélgica de 0,001%)!
Ainda muito longe dos números dos países preocupantes na taxa de mortalidade, mas acima deles na taxa de infecção, sendo apenas batidos pela Alemanha...!
ITÁLIA, taxa de mortalidade de 11,4% (11.591 mortos)!
ESPANHA, taxa de mortalidade de 8,8% (7.716 mortos)!
HOLANDA, taxa de mortalidade de 7,4% (864 mortos)!
FRANÇA, taxa de 6,8% (3.024 mortos)!
IRÃO, taxa de mortalidade de 6,6% (2.757 mortos)!
REINO UNIDO, taxa de mortalidade de 6,4% (1.408 mortos)!
BÉLGICA, taxa de mortalidade de 4,3% (513 mortos)!
CHINA, taxa de mortalidade de 4,02% (3.309 mortos)!
SUÍÇA, taxa de mortalidade de 2,3% (359 mortos)!
EUA, taxa de mortalidade de 1,9% (3.162 mortos)!
ALEMANHA, taxa de mortalidade de 0,96% (645 mortos)!"


Abraço;
Sociólogo Político, Dr. José Macedo de Barros
Revisor Editorial; Revista Repórter X



Sem comentários: