Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

domingo, 28 de abril de 2019

Assinalou-se 18 anos da queda da Ponte de Entre-Os-Rios


"Portugal continua a ser só Lisboa”

Assinalou-se 18 anos da queda da Ponte de Entre-Os-Rios


“Na edição anterior de Março anunciamos que a 4 de Março assinala-se o 18º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro, que ligava Castelo de Paiva a Entre-os-Rios. Para assinalar esta trágica data, o Dr. Paulo Teixeira, Presidente de Câmara na altura, foi entrevistado na NPC Rádio e TV, pelo Alexandre Faria. A frase do dia foi "Portugal continua a ser só Lisboa, REGIONALIZAÇÃO precisa-se já". Como prometida, aqui vai uma pequena descrição na edição do Repórter X, de Abril 2019.”

Quelhas, Director


Paulo Ramalheira Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, aquando da queda da Ponte, esteve à conversa na NPC Rádio e Tv, com o Alexandre Faria.
No fatídico dia 4 de Março de 2001, saiu de casa, por breves instantes, ficou dias sem voltar para junto da mulher e do filho, com apenas 17 dias. Por Castelo de Paiva, passaram vários Ministros, autarcas e população anónima, todos solidários com a tragédia. Morreram 59 pessoas que faziam a travessia da ponte, a maioria de Castelo de Paiva, que não voltou a ser igual. Paulo Ramalheira Teixeira foi processado, o processo foi arquivado, ninguém foi responsabilizado. Da morte de 59 pessoas resultou a demissão do Ministro do Equipamento Social da altura, Jorge Coelho. Paulo Ramalheira Teixeira alerta que a situação pode não estar plenamente resolvida e a região ainda corre risco de vivenciar outra tragédia; nas palavras do ex-Presidente de Câmara “ainda não foi feita uma cartografia do rio. É preciso fazer o desassoreamento do Douro, sob pena de os barcos encalharem e virarem. Estamos a falar de 600 mil pessoas – turistas e embarcações comerciais – que passam aqui todos os anos. Desde 2003 nunca mais se tirou areia do Douro. Não nos podemos dar ao luxo de ter aqui outra tragédia.”
Revelou-nos que o F.C. Porto é uma grande paixão; foi Vice-Presidente de 2004 a 2009, fazendo actualmente parte do Conselho Superior do clube. Na próxima edição, continuaremos a conhecer este homem arrojado e visionário.

Carla Constantino Neves
Produtora de Conteúdos (TV)

Revisão editorial; Sociólogo político
Dr. José Macedo de Barros

Fotos: Quelhas

Sem comentários: