Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

domingo, 28 de abril de 2019

Restaurante Dão Lafões, Schlieren, cantão Zurique


Schlieren, cantão Zurique

Restaurante Dão Lafões

Foto: Arquivo RX

Olá minhas courgettezinhas recheadas com ovos e bacon...! Estão bons? Como vos tinha prometido, cá estou eu para vos trazer os prós e contras da nossa magnífica cozinha portuguesa, que a todos deixa a babar...!
Como já repararam, decidi começar pelo famoso restaurante Dão Lafões em Schlieren. E porquê? Porque quis começar com uma boa referência, positiva no mínimo! E como foi muito bem recomendada e bem falada, juntando o facto de eu gostar muito da especialidade da casa, nem pensei duas vezes.

Mas o melhor é começar:

Localização
O restaurante, como já referi, fica situado na cidade de Schlieren, cantão de Zurique na Suíça central. O idioma aqui falado é o suíço-alemão. A avenida principal (assim parece) está a sofrer obras de renovação, mas mesmo assim de fácil acesso. O restaurante fica nesta estrada principal, saí da auto-estrada, depois de Zurique, e segui sempre em frente cerca de 2 ou 3 quilómetros, fácil! Está bem visível, bom trabalho publicitário no exterior, não dá para enganar...; cheguei à primeira! O único problema é o estacionamento, pouquíssimos! Estacionei numa parte traseira que não faz parte do restaurante e que, sinceramente, não sei se é permitido estacionar... ; não houve nenhum problema, mas durante a semana será certamente mais complicado. Portanto, por causa deste último factor, vou dar 4 estrelas.

Espaço
O Dão Lafões possui uma esplanada logo à entrada do restaurante, estava fora de serviço por causa do frio e, apesar de a esplanada estar tapada e com resguardos laterais, seria certamente impossível apreciar uma refeição nessas condições. Outro problema (ou não!) será no Verão, visto que a esplanada fica a poucos metros da estrada e é bastante movimentada, mas espero que não seja tão “agitada” e barulhenta como aparenta ser...! O interior do local é pequeno, penso que tem uma capacidade de entre 25 a 30 pessoas sentadas, pouco mais ou menos. Torna-se, por isso, um local onde as pessoas facilmente falam entre si e convivem, mas quem quiser jantar ou almoçar com mais privacidade, pode esquecer, não é de todo o restaurante mais adequado! Apesar de tudo, as mesas estavam bem organizadas para a movimentação, tanto do serviço como da clientela. As casas de banho ficam na cave e, mesmo o restaurante estando cheio e sempre a chegarem mais clientes, estavam impecavelmente limpas (a dos homens, a das senhoras não vi!). Não consegui ver a cozinha, mas tudo me leva a crer que estão bem equipados, porque o serviço foi feito de forma eficiente.
Existe também, à entrada, um pequeno balcão para as encomendas Take-Away, já que este pequeno restaurante assa leitões (e não só) para quem quiser encomendar e levar para comer em casa, festas, etc. Sendo assim, e por causa do tamanho, que pode ser um pouco constrangedor para quem não se sente bem em espaços apertados, não posso atribuir mais do que 4 estrelas!

Serviço
Aqui vou começar por dizer que são 5 estrelas garantidas. Desde que entrei no restaurante, até que saí, fui tratado “nas palminhas”, e não fui o único; todos tiveram tratamento igual ou idêntico. As três pessoas que estão no contacto ao cliente são eficientes, simpáticas e sem dúvida tornam o ambiente mais descontraído. Sempre com boa disposição, apesar do imenso trabalho e “stress” do almoço, sempre dispostos e bastante atenciosos. Quanto ao “staff” na cozinha vislumbrei um ou outro empregado, mas foi impossível tirar qualquer observação mais profunda, mas funcionam de forma organizada e eficiente; os pratos iam saindo naturalmente a par dos pedidos. Boa equipa! Parabéns!

Comida
Bom, chegámos ao mais importante, não é? No fim, o que realmente interessa é se ficámos satisfeitos ou não, se vale a pena voltar a gastar dinheiro aqui ou não. Iniciemos então. Quando nos sentámos fomos brindados com umas entradas (que afinal foram incluídas na conta, à boa maneira portuguesa!) que sabem sempre bem antes do prato principal. As entradas foram Camarão com alho e molho de vinho branco, Moelas, Amêijoa à Bulhão Pato. Nada a dizer das amêijoas e moelas, bem temperadas e confeccionadas. O camarão nem por isso, o molho ainda estava bastante líquido e com um forte sabor ao vinho. Deveriam ter regado os camarões com menos vinho e acrescentado mais manteiga e limão ou lima, depois tem que ficar no lume (o molho) até apurar, para não ficar tão líquido. A acompanhar as entradas veio pão de trigo e broa de milho, o que foi uma mais-valia, já que é tão raro encontrar o nosso rico pão de milho. Para prato principal a escolha foi óbvia, leitão! Apesar de a ementa ser bastante convidativa a experimentar outras iguarias (vi passar Polvo á Lagareiro e Frango de Churrasco com um aspecto fabuloso) tive que optar pelo prato que fez e faz o nome desta casa. O leitão estava ótimo, pele crocante, bem assado e um aroma de fazer crescer água na boca, até ao mais extremo dos vegetarianos. O molho do leitão estava um pouco líquido e com pouco paladar, gosto do molho de pimenta mais forte e mais espesso para “cortar” toda aquela gordura do porco. As batatas que serviram de acompanhamento estavam igualmente boas, batata Pala caseira e frita na perfeição. Da salada nada tenho a acrescentar. Para terminar, pedi uma Mousse de Lima. Não estava má, mas podia estar melhor; um pouco de açúcar a mais e líquido no fundo da taça, o que pode indicar algumas causas, por exemplo, as claras não foram bem batidas ou misturadas correctamente no preparado, o frigorífico pode não estar na temperatura ideal, etc, etc. Não pude ir embora sem beber um café, tipicamente português, quente e harmonioso. Oferta da casa “by the way”! Obrigado! Posto isto, e tendo em conta o camarão e a mousse de lima, vou dar apenas 4 estrelas. Digo “apenas” porque o leitão merecia, sem dúvida, a pontuação máxima; mas uma refeição não é composta apenas por um prato!

Avaliação Final
Meus caros, antes da nota final quero-vos dizer que recomendo o Dão Lafões, mas reservem antes de irem porque podem não ter lugar e ficarem assim desiludidos. Recomenda-se e voltarei com certeza, talvez no Verão para poder desfrutar da esplanada (A pontuação final é de 4,25 estrelas, muito positivo! Parabéns!

Chef Pimentão



Sem comentários: