Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Rio Sihlcity - Há uma ponte no rio

Há uma ponte no rio, mas não é uma ponte qualquer; não está atravessada, mas encontra-se ao comprido!

 

 

Há uma ponte num rio

Mesmo ali em Sihlcity

A água desliza nos suportes

Que apoiam a estrutura

E o rio está abrigado da chuva

E mesmo assim continua molhado!

 

Esse rio é o Sihl, que se junta ao rio Limmat

 

Autor:

João Quelhas

 

Sihl é um Suíço Rio que sobe perto do Montanha Druesberg, no cantão de Schwyz, e eventualmente flui para o Limmat, no centro do cidade de Zurique. Ele tem um comprimento de 73 km (45 mi), incluindo o Reservatório Sihlsee, através do qual o rio flui.

A água é abduzida do rio no Sihlsee, levando à diminuição dos fluxos de água a jusante e consequente redução na qualidade da água.

 

O rio flui através, ou ao longo da fronteira dos cantões de SchwyzZurique E Zug. Os principais assentamentos do Vale Sihl estão todos no cantão de Zurique, e incluem as cidades de Langnau am Albis E Adliswil, juntamente com um segmento sudoeste da cidade de Zurique. Acima de Langnau am Albis, a cerca de 13 km da confluência com o Limmat, não há grandes assentamentos ao lado do rio, e apenas algumas pequenas aldeias. Enquanto o cidade de Einsiedeln está situado perto do Sihlsee, é na verdade no vale de um rio afluente, o Alp.

 

Curso do rio Sihlsee

 

O Sihlsee, o vale superior do Sihl e a montanha Druesberg

O rio sobe para o lado nordeste da Montanha Druesberg, no município de Unteriberg do cantão de Schwyz, e flui para o norte para a vila de Studen. Cerca de 2 km a jusante de Studen, o rio entra no artificial Sihlsee reservatório no seu extremo sul. Nas proximidades, o Minster também flui para o Sihlsee e foi, antes da construção do reservatório, um afluente directo do Sihl. Os fluxos tributários de Eubach, Rickentalbach e Grossbach também fluem para o Sihl, através do Sihlsee.

  

O Sihlsee tem cerca de 8,5 km de comprimento, e fica perto da cidade de Einsiedeln. É o maior lago artificial da Suíça e é apreendido por uma represa de 33 metros de altura. A eletricidade é gerada, desviando-se a água por um túnel do Sihlsee, que tem uma elevação do nível da água de 889 m (2.917 pés), através do Etzelwerk Hidroeléctrica estação de energia em Altendorf, no Lago Zurique, que tem uma elevação do nível da água de 406 m (1.332 pés). Isso levou à diminuição da vazão de água rio abaixo da barragem, com impacto negativo na qualidade da água e tendência para que o rio seque em certos locais, durante condições de baixa vazão no Inverno.

 

 

As corredeiras Sihlsprung

Abaixo da represa, o Sihl entra num estreito vale glacial e continua, recebendo a água de seu afluente o Alp, antes de entrar brevemente no cantão de Zurique, perto da vila de Hütten. O rio, então, continua na fronteira entre os cantões de Zug e Zurique, passando pelo Sihlsprung Rapids, ao longo do caminho. Na aldeia de Sihlbrugg, o rio entra no cantão de Zurique, pela segunda e última vez. Ao norte de Sihlbrugg, o rio flui através de um vale levemente povoado e fortemente arborizado, acompanhado por uma estrada principal e linha ferroviária.

O Floresta sihlwald, um raro exemplo de uma floresta em grande escala e original, está nas encostas do Albis, que se erguem do rio para oeste. Neste ponto, o Lago Zurique fica apenas 2 km a leste, mas é separado do rio pela Montanha Zimmerberg.

 

Chegando à cidade de Langnau am Albis, na margem oeste do rio, e a aldeia de Gattikon, na margem leste, o vale torna-se mais populoso e industrial, com a indústria originalmente atraída pela energia de água disponível. A partir daqui, o fundo do vale é continuamente construído através da cidade de Adliswil para o limite da cidade de Zurique. Uma vez na cidade, o rio flui entre o Leimbach, Wollishofen, Friesenberg, Alt-Wiedikon e Enge, antes de chegar ao centro da cidade (Neste trecho, o rio é atravessado por muitas pontes e por um trecho de 1,2 km (0,75 mi) da Rodovia A3, que corre ao longo e sobre o rio num viaduto).

 

 

O Sihl como rota para uma auto-estrada

Mais perto do centro da cidade, a Linha ferroviária SZU corre em túnel, ao longo e sob o rio. Um acesso a essa linha Selnau, que é construída na forma de uma ilha artificial, dentro do rio. Apenas a jusante daqui o Fosso de Schanzengraben, que é alimentado do Lago Zurique e anteriormente protegido o perímetro oeste do Altstadt, flui para o Sihl, pouco antes do último, onde flui sob a Estação ferroviária de Zuririch Hauptbahnhof. A estação tem plataformas em dois níveis do rio, realmente túneis sobrepostos, em 5 bueiros cada um com um comprimento de 190 metros (623 pés) e uma abertura clara de 12 metros (39 pés) por 3 metros (10 pés). Pouco depois de passar sob a estação, o Sihl junta-se ao Limmat no ápice do Parque Platzspitz.

 

 

Risco de inundação

O rio flui através do Sihlsee, cerca de 50 quilômetros a montante do centro da cidade de Zurique, e estudos mostraram que uma falha da barragem poderia levar a uma onda de inundação de 8 metros de altura, atingindo a cidade em 2 horas. Esta ameaça é exacerbada pelo facto de que o rio passa pela estação de Zurique Hauptbahnhof, num túnel que limita a capacidade de fluxo do rio, levantando preocupações sobre a capacidade do túnel, para lidar com eventos extremos de inundação. Esta ameaça levou a cidade de Zurique a desenvolver, publicar e testar planos de evacuação para as áreas afectadas da cidade.

 

Wikipédia

 

 










Sem comentários: