Acidente
Ferroviário causa caos nas linhas da SBB e passageiros enfrentam dificuldades
Hoje, mais uma vez,
àquela hora da noite não havia comboio na Estação dos Caminhos de Ferro. Muitos
pensaram que deviam estar a fazer reparações nas linhas. No entanto, soube-se
que nesta Terça-feira aconteceu um acidente em Schöfflisdorf. Um automóvel foi
parar aos trilhos do comboio e o motorista do ligeiro ficou gravemente ferido.
O homem ficou preso no carro e precisou de ser resgatado pelos bombeiros, sendo
este levado de helicóptero para o hospital com ferimentos graves.
A polícia informou
que o acidente causou muitos danos à infraestrutura da SBB, e os reparos ainda
não estavam concluídos até ao fim da noite, quando se pensava que ao fim da
tarde estaria tudo resolvido. A SBB colocou autocarros a substituir o comboio
entre Oberglatt e Niederweningen. Contudo, estes transportes não estavam
sinalizados nos placares das paragens dos autocarros e os televisores no
interior dos autocarros também não. Para muitos imigrantes que não dominam bem
a língua e moram longe dali, impedidos de ir embora de comboio, foi um caos
embarcar e quase todos entraram no autocarro errado, noutra direcção, etc. A
SBB tem por obrigação colocar os autocarros com identificação e paragens dos
autocarros com identificação. Já a internet sobre o assunto estava irregular.
Alguns dos autocarros vinham de firmas externas, com condutores que informaram
mal.
Vários passageiros
relataram dificuldades adicionais. Seguiram até outra estação dos caminhos de
ferro e, ao chegarem lá, também encontraram as linhas ferroviárias encerradas.
Tentaram voltar para trás e apanharam um autocarro. Ao entrar, perguntaram ao motorista
para onde queriam ir, e ele mandou-os voltar de onde vinham. A lógica pareceu
inversa, pois se lá não conseguiram transporte compatível, para que teriam de
regressar? Em troca de conversa, o condutor informou que, em sentido contrário,
passava um autocarro na mesma direcção de onde os passageiros tinham vindo.
Saíram novamente do autocarro e foram apanhar o outro autocarro, mas perceberam
que estavam a andar para trás, aquele autocarro não seguia na direcção
pretendida. Alguns passageiros resolveram sair e apanhar um Über, chegando a
casa 1h30 mais tarde. Alguns passageiros expressaram vontade de pedir o valor
pago no Über à SBB, pois uns dias antes, um revisor multou uma pessoa que tinha
tirado o bilhete online há poucos segundos e levou uma multa de 90 francos.
Posteriormente, numa reclamação por escrito, retiraram 60 francos, mas os 30
francos restantes foram para pagar, supostamente, a comissão ao revisor. Os
revisores são como os polícias, têm comissão nas multas.
No local do acidente,
estiveram presentes a Polícia Cantonal, os bombeiros de Dielsdorf e Wehntal, um
helicóptero de resgate da Alpine Air Ambulance, um médico de emergência, uma
ambulância do Hospital Bülach, especialistas da SBB, a promotora responsável e
uma empresa de reboque. Tanto aparato!
Quanto a acidentes, é
normal e compreensível haver irregularidades, mas a SBB tem de repor
transportes com ligações entre aquela linha afectada e outras linhas, com
descrições das moradas e horários nos placares das paragens dos autocarros e
televisores dos autocarros, para facilitar mais quem não domina 100% a língua.
Se a SBB exige dos passageiros rigor no cumprimento das normas e na compra de
bilhetes, deve também ser exigente na prestação de informações e serviços
adequados, principalmente para aqueles que enfrentam barreiras linguísticas e
culturais.
Revista Repórter X
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