Promessas eleitorais e requalificação:
a verdade por trás da Via Circular e a estrada entre Póvoa de Lanhoso e Braga
A estrada que liga a Póvoa de Lanhoso a Braga vai ser requalificada
por 3 milhões e a Via Circular Urbana da Póvoa de Lanhoso prometida pelo
autarca Frederico Castro e o então cérebro do PS, Pedro Nuno Santos, foi pela
água abaixo.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a requalificação da estrada
EN/ER205, que liga Póvoa de Lanhoso a Braga, (antiga estrada da morte), com um
investimento de três milhões de euros. Este projeto promete "melhorar as
condições de circulação, conforto e segurança" ao longo de 8,4
quilómetros, desde a rotunda do ouro, na ligação com a EN 103 até à intersecção
com a ER207. A intervenção inclui a reabilitação estrutural do pavimento,
melhorias na sinalização e segurança, correção dos órgãos de drenagem e reforço
estrutural do Pontão do Pereiro. A empreitada abrange também a reformulação da
geometria de traçado no entroncamento com a ER207, adequação da rede de
iluminação pública e construção de novos passeios.
No entanto, a tão prometida Via Circular Urbana da Póvoa de Lanhoso,
nas últimas eleições, apresentada com grande pompa pelo autarca Frederico
Castro e apoiada pelo ex. ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, não
passará de mais uma promessa não cumprida. A Via Circular, mais uma vez,
revela-se como coisas de mentirosos, coisas de políticos para ganharem
eleições. É sabido que os autarcas da Póvoa de Lanhoso querem, mas não devem
prometer sem ter a real certeza de que se vai realizar o projecto que se
desenha!... E porque lhes saiu o tiro pela culatra, ficaram atados mais uma vez
a promessas. Pode ser que o novo governo da AD continue o percurso de requalificação
de Braga até à Póvoa de Lanhoso e engrenar na Via Circular até aos Moinhos
Novos, parece que não vai haver desenvolvimento económico porque não há Via
Circular. Vai haver sim, a requalificação da antiga estrada da morte entre a
Póvoa de Lanhoso e Braga.
O projeto inicial da Via Circular foi bem pensado, pois previa uma
ligação rápida entre a EN 103 em Covelas e o centro da vila da Póvoa de
Lanhoso, passando pela avenida 25 de Abril (EN 310), a rua dos Moinhos Novos e
a rua de Ponte Pereiros (EN 205). Esta ligação visava facilitar o acesso ao
Parque Industrial de Fontarcada, ao Parque Industrial de Mirão, ao Ecoparque da
Braval e ao futuro Parque de Acolhimento Empresarial, além de agilizar o
trânsito das freguesias para Braga e retirar o tráfego pesado do centro da
vila, trazendo assim desenvolvimento económico para a região.
O plano incluía três tipos de perfis de via: duas faixas em cada
sentido entre a EN 205 e a EN 310; duas faixas em cada sentido entre a rotunda
de Galegos e a futura rotunda de Lanhoso; e uma via rápida com duas faixas
ascendentes e uma descendente, similar à EN 103, com ciclovias e passeios
arborizados. Contudo, com a promessa agora caída por terra, a população da
Póvoa de Lanhoso vê-se novamente vítima das promessas políticas, onde o
desenvolvimento económico e a melhoria das infraestruturas são constantemente
adiados.
Em resumo, a requalificação da estrada entre Póvoa de Lanhoso e Braga é
uma boa notícia e representa um avanço necessário para a segurança e conforto
rodoviário. Contudo, fica o amargo de boca pela não realização da Via Circular
Urbana. Mais uma vez, os políticos prometem e falham, deixando a população
desiludida e a necessitar de soluções reais e concretas, não apenas de
promessas eleitorais.
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