sábado, 4 de fevereiro de 2017

Homenagem: Doutor Mário Soares


Homenagem: Doutor Mário Soares

Morreu mais um homem de Abril


Mário Alberto Nobre Lopes Soares ou Doutor Mário Soares, lutou sempre pela liberdade até à sua morte

O antigo primeiro-ministro e chefe de Estado estava internado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Morreu aos 92 anos de idade.

Foi o político mais influente de Portugal, primeiro-ministro e Presidente da República portuguesa. (quem não lembra da celebre frase: Soares é fixe!)

Alguns portugueses, chamados retornados de Angola e de países africanos, ex. descendentes de colónias de Portugal, por certo não gostam do maior político de todos os tempos, esquecem-se que há medidas a tomar e que podem não ser tão boas como parecem, mas por certo vem a beneficiar depois. Ele evitou a morte desses refugiados lusos em países africanos que estavam a ser asfixiados no-dia-a-dia, numa morte quase lenta como uma eutanásia, e que na íntegra desses países que não eram propriedade de Portugal, "deu a César o que era de César" e muito bem.

Nessa altura, era eu uma criança, quando comecei a perceber o sentido da vida e quando comecei a ser fã do Ídolo Mário Soares até aos dias de hoje e para mim sempre será para uma eternidade, embora não goste de política.

Foi ele quem lutou contra a PIDE e os fascistas, António de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano. Foi ele quem lutou por Abril de 1974 e pela liberdade, com Salgado Zenha, Álvaro Cunhal, Freitas do Amaral e Octávio Pato que me vem à memória entre outros. Foi ele que constituiu o partido da esquerda socialista. Foi ele o primeiro-ministro na II república, antecederam, António Spínola, Adelino da Palma Carlos, Vasco Gonçalves, Pinheiro de Azevedo, seguido então o Doutor Mário Soares 1976 a 1978, Nobre da Costa, Mota Pinto, Maria de Lurdes Pintasilgo, Francisco Sá Carneiro, Pinto Balsemão, e novamente o Doutor Mário Soares 1983 a 1985, Cavaco Silva, António Guterres, Durão Barroso, Pedro Santana Lopes, José Sócrates, Passos Coelho e António Costa.

O Doutor Mário Soares foi um dos presidentes mais influentes na democracia portuguesa, como referi, foi um dos grandes lutadores pela liberdade e que os portugueses lhe confiaram os destinos de Portugal, seguido de primeiro-ministro, foi presidente da república, antecederam-lhe a Junta de Salvação Nacional chefiada pelo seguinte presidente: Presidências Militar, António Sebastião Ribeiro de Spínola, Francisco da Costa Gomes. Já na Presidência Constitucional o primeiro presidente democraticamente eleito, após o 25 Abril 1974, ainda com Presidência Militar, António dos Santos Ramalho Eanes. Depois Presidência Constitucional democraticamente, Mário Alberto Nobre Lopes Soares (Doutor Mário Soares) 1924 a 2017, sucederam, Jorge Fernando Branco de Sampaio, Aníbal António Cavaco Silva, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa.

Soares será sempre um Ídolo nacional e também merecerá o Panteão!?

Revista Repórter X

Sem comentários: