sábado, 7 de julho de 2018

Futebol, Maria da Fonte: O NOSSO ´MARIA´ VOLTOU A SER NACIONAL


Futebol

O NOSSO ´MARIA´ VOLTOU A SER NACIONAL

Seniores do Sport Clube Maria da Fonte sobem ao Campeonato de Portugal
(antiga 3.ª divisão nacional de futebol)

Seniores do Sport Clube Maria da Fonte vencem a Taça dos Campeões do Minho

Juniores A do Sport Clube Maria da Fonte sobem à 2.ª divisão nacional

A equipa sénior da época 2017-2018 do Sport Clube Maria da Fonte ficará na história do clube. Fez 40 jogos nesta época com 60 % de vitórias, tendo perdido apenas por 6 vezes. Venceu duas provas, o Pró-Nacional, subindo ao Campeonato de Portugal, prova dos Nacionais, da responsabilidade da FPF. No dia 27 de Maio, venceu a Taça dos Campeões do Minho com a A. D. Minho, com golo de um filho talentoso da terra, que partirá para outros sonhos; Henrique Vieira. Um mar de rosas, com os seus espinhos.

O Presidente Armando Silva e a equipa técnica de Alberto Fernandes conheceram a fidelidade e a exigência dos adeptos Marifontistas.

Por momentos, demasiado exigentes, com dois ou três desaires. Mas que voltam para apoiar a Equipa. Um plantel que junta vários Povoenses, de origem, das camadas jovens ou regressados. Com poucos nacionais exteriores ao concelho. Cereja no topo do bolo, um trio de jovens jogadores estrangeiros de qualidade e acarinhados pelos adeptos; os brasileiros Vitão (médio, 25 jogos, 2 golos), Pepe (avançado, 25 jogos, 11 golos) e o guineense Marna (avançado, 27 jogos, 8 golos). Pelas estatísticas, podemos considerar que a equipa base do ´Maria´ andou em torno destes nomes; na baliza, Luís Miguel (27); na defesa, Cara (20), Rui Filipe (25), Cabreira (26), João Paulo (24); no meio campo, Vitão (24), Henrique Vieira (25), Telmo (21), Figo (15); no ataque, Rui Abreu (15), Pepe (25), Ricardo Cruz (13). Juntaram-se outros com menos participações. Previsivelmente, caiu na Taça de Portugal na segunda eliminatória aos pés de Freamunde, depois de passar o Mirandela. Na Taça A.F. Braga, falhou a ´dobradinha´, nos oitavos de final com a AD Gondifelos, de um escalão inferior.

No fim de uma época de sucesso, que mais e que menos? Positivo, três factos; uma gestão do clube, sem grandes sobressaltos, que passou para as diversas equipas.

O domínio do SCMF nos Moinhos Novos, que foi essencial para garantir uma classificação na primeira parte da Tabela e acalentar sonhos mais altos. Um domínio que veio a acontecer de igual forma nos decisivos jogos finais. Terceiro, uma gestão equilibrada do plantel, com inteligente aproveitamento dos estrangeiros e de jovens num plantel de “trabalhadores”, sem “vedetas”. Negativo, duas situações apenas; A equipa “tardou” em assumir a luta pela subida. Com sinceridade, o equilibro do Pró Nacional “protegeu” o S.C. Maria da Fonte no período negro das derrotas com Porto d´Ave, Taipas e Ninense. Não sendo resultados demasiado adversos, a falta de eficácia nos resultados de alguns jogos fora impediu aquilo que seria um ´passeio´. Um problema que se sentiu também nos jogos da taça A.F. Braga com equipas de escalões inferiores e que quase provocavam o ´divórcio´ com alguma massa adepta na eliminação com o Gondifelos. Mas, à boa maneira Marifontista, críticas depressa esbatidas com a vitória por 3-0 com o vizinho Vieira Sport Clube.

Um juntar de forças que se alicerçou quando a família Marifontista exclamou “Chegou a hora!”. Uma vitória decisiva: GD Joane 0 – 2 SC Maria da Fonte. Curiosamente entre os vencedores do Pró-Nacional e da Taça AF Braga. Um triunfo que desanimou o Joane, o Vieira e o Taipas que vinha subindo… Enquanto os principais rivais se afundavam, o ´Maria´ adivinhava o minuto exato dessa subida. Uma história festejar com um empate, depois de regressar dos balneários, após saber da grande penalidade convertida e vitoriosa da equipa da Fonte do Chinês sobre o C.C. Taipas.

Nunca Porto d´Ave e Maria da Fonte estiveram tão unidos como neste momento, nesse dia 6 de Maio de 2018. Um subiu aos Nacionais, um clube garantiu a manutenção. O resto foram a alegria, o cumprir calendário, os troféus, os louros dos vencedores…

Fica para a história da época 2017-2018 outra subida aos Nacionais, a dos Juniores A, no dia 26 de Maio. ´

Tão bem acompanhadas nas imagens do Manuel Amorim, que ferverosamente foi gravando cada jogo, recolhendo um material impar da vida do clube. E que história teve essa subida! Às 18.28 é publicado na página do Maria que os Juniores venceram 2-0 no Campo da Ponte ao S. C. Braga. Com uma imagem de arquivo da época. Tudo dependia do Esposende-Fão. Estranho…, esse já tinha terminado há mais de meia hora e não havia sinal de festejo na página do Fão. Peço, perguntem para Esposende. Em segundos, o Sr. José Manuel Cunha, de Merelim, posta: Resultado final Esposende-5 Fão -2. Publico logo imediatamente - JUNIORES DO SC MARIA DA FONTE NA SEGUNDA DIVISÃO NACIONAL! A informação corre. Às 19.05, é publicada a foto dos Juniores a festejar na 1.ª rotunda. O resto é a alegria de um enorme segundo lugar, desta vez sem troféus.


Artigo: Zé da Póvoa
Revisão editorial: Sociólogo político
Dr. José Macedo de Barros













Sem comentários: