sábado, 7 de julho de 2018

Mariana Sul Mendes no Portugal Open – 3a Edição, cantão do Valais


Cultura

Portugal Open – 3a Edição, cantão do Valais

No passado mês de abril, dias 28 e 29, decorreu na sala Retro Verso em Grône, no Valais, um evento promotor da cultura e língua portuguesas de grande importância e muita qualidade, o Portugal Open.

Este evento, com um programa cultural muito diversificado, da literatura à música, a exposições, atelier’s, debates, animação, gastronomia… e que já vai na sua terceira edição, foi um enorme sucesso, aliás como o foi já nos dois anos anteriores!

Esta é uma iniciativa e organização da Associação de Pais de Sierre, juntamente com o incansável apoio e colaboração do corpo docente do «Ensino da cultura e língua portuguesa no estrangeiro» (EPE) do Valais, de onde se destacam dois nomes, Sr. Luís Chaves e Professora Amélia Pessoa, como digníssimos representantes da Comissão Organizadora.

Esta iniciativa tem sido realizada, em primeiro lugar, em prol dos estudantes, jovens portugueses e lusodescendentes, acabando por beneficiar toda a comunidade e contribuir para uma melhor integração na sociedade que a acolhe, mostrando, em território suíço, o melhor de Portugal a portugueses e suíços.


De Portugal vieram expressamente, para participar neste evento, grandes nomes da literatura, da música, das artes, do ensino, da política e do desporto e ainda estiveram presentes muitos outros convidados, representantes de diversas áreas, suíços e portugueses.

Foram dois dias intensos, com um programa rico e variado, de onde se destacam os encontros com as escritoras de literatura infanto-juvenil, Rosário Alçada Araújo e Maria João Lopo de Carvalho e o ilustrador, e também escritor, Afonso Cruz que proporcionaram às crianças e jovens momentos descontraídos e muito interessantes de motivação para a leitura e para a literacia, através de debates temáticos e de atelier’s de escrita criativa.

Enalteceram-no um recital de poesia com o actor Pedro Lamares ; debates sobre a liberdade de expressão e integração ; exposição dos trabalhos dos alunos de português do Valais sobre o 25 de abril e sobre algumas obras dos escritores convidados ; workshop’s de pintura de azulejos com a ceramista Melusina Teixeira Marbach ; feira do livro e hora do conto com Mariana Mendes; música diversa, desde o fado cantado pela jovem e promissora fadista Diana Gil, à música clássica com os « Made In Trio », à animada banda da região de Sierre « Imperial Tabasco »  ; Andreia Remígio ; às concertinas tocadas por grupos de jovens portugueses do Valais ; aos tambores da Associação Portuguesa de Monthey ; à sempre animada « Tuna Helvética » e como cereja no topo do bolo, um magnífico e nostálgico concerto do cantor Luís Represas.

Continua Pág. 13


Continuação Pág. 12

Houve ainda muitas outras atividades, animação e humor com demonstrações de capoeira, paraquedistas, gigantones, o humorista luso-descendente Francisco e Cunha e com a boa disposição do portista Manuel Serrão. Este magnífico programa foi apresentado pela jovem jornalista luso-descendente da NRTV, Andréa Brás Lopo.

E, é claro, numa festa portuguesa nunca faltam os comes e bebes, com diversos stand’s, com especialidades gastronómicas das diferentes regiões de Portugal.

E porque os portugueses são um povo solidário, este evento apoiou as seguintes causas; Fondation Terre des Hommes Valais e a jovem Cláudia Amaral que sofre de uma deficiência genética rara, que provoca o envelhecimento precoce do corpo.

Houve ainda entrega de Certificados Camões de Proficiência Linguística aos alunos do Valais, com a presença do Sr. Cônsul Geral de Portugal em Genebra, Dr. Miguel Calheiros Veloso e da Sra. Coordenadora do Ensino, Dra. Lurdes Gonçalves.

Associaram-se igualmente a este evento e estiveram presentes o recém-chegado Sr. Embaixador de Portugal em Berna, Dr. António Ricoca Freire e a Sra. Adida Social da Embaixada de Portugal em Berna, Dra. Ester Vargas.

Iniciativas destas que promovem a língua e a cultura portuguesas na diáspora de uma forma tão bonita, dinâmica, empenhada e distinta, são de louvar e fazem-nos sentir ainda mais orgulhosos do nosso país, das nossas raízes e da nossa comunidade e são um importante incentivo para as novas gerações.
Ficamos por isso, a aguardar ansiosamente, o próximo Portugal Open!
Artigo: Mariana Sul Mendes 
Revisão editorial: Sociólogo político
Dr. José Macedo de Barros




Cultura

Portugal Open
3.a Edição, cantão do Valais com Luís Represas


Enalteceram-no um recital de poesia com o ator Pedro Lamares; debates sobre a liberdade de expressão e integração; exposição dos trabalhos dos alunos de português do Valais sobre o 25 de abril e sobre algumas obras dos escritores convidados; workshop’s de pintura de azulejos com a ceramista Melusina Teixeira Marbach; feira do livro e hora do conto com Mariana Mendes ; música diversa, desde o fado cantado pela jovem e promissora fadista Diana Gil, à música clássica com os « Made In Trio »; à animada banda da região de Sierre « Imperial Tabasco »; Andreia Remígio; às concertinas tocadas por grupos de jovens portugueses do Valais; aos tambores da Associação Portuguesa de Monthey; à sempre animada « Tuna Helvética » e a cereja no topo do bolo, um magnífico e nostálgico concerto do cantor Luís Represas.


Sem comentários: