Pesquisar neste blogue

Übersetzung in Ihre Sprache

Número total de visualizações de páginas

sábado, 22 de novembro de 2025

Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente que fez da polémica a sua sombra permanente

Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente que fez da polémica a sua sombra permanente:


Era um político mais ou menos bem visto, cresceu como comentador televisivo e levado ao colo pela TVI, que o preparou para ganhar as presidenciais e repetiu com vitória. O presidente dos beijos e abraços, o presidente que aparecia em todo o lado, até na praia com os catraios. Foram falados nomes sobre o caso da casa pia, abafado no silêncio conveniente. As celebrações dos 50 anos da independência de Angola acabaram em faísca diplomática, João Lourenço chamou os portugueses de esclavagistas e exploradores e Marcelo ficou calado na primeira fila.

Por este traidor patriota nada poderemos fazer, devido ao seu estado de validade na política portuguesa. O seu QI pessoal continua elevado, ficando a dever-se ao bom vinho do Douro que habitualmente bebe em S. João da Pesqueira, na Real Companhia Velha. Polémico, presidente rouba atenção nos 50 anos do 25 de Abril em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa chamou ex. e actual Primeiro-Ministro de lentos, disse que rompeu com o filho devido ao caso das gémeas brasileiras, defendeu reparação dos crimes da escravidão e criticou inépcia política do governo em jantar oferecido por ele aos jornalistas estrangeiros.

Será Marcelo Rebelo de Sousa o primeiro e único presidente da república portuguesa que mais chagas e manchas cancerígenas deixa em Belém?

A humanidade esquece e a história regista.

O professor doutor Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas grandes polémicas, caso das gémeas, mas como tem imunidade política nada acontecerá, porque não mostram as reais provas se tem culpa ele, o filho ou o ministro, ou o raio que os parta, que roubaram portugal para servir brasileiros de um país rico, enquanto os pobres portugueses morrem nos hospitais por falta de medicamentos caros. Antes de Marcelo Rebelo de Sousa, Mário Soares também foi acusado de traição à pátria por causa de Angola, a queixa chegou mesmo ao supremo, porém Marcelo elogiou Mário Soares dizendo o grande traidor numa determinada versão da descolonização portuguesa seria Soares, isso assenta em erros e mitos. Por aquilo que se vê a seguir, traidor é Marcelo Rebelo de Sousa, pois defende que Portugal deve liderar reparação às ex colónias, perdão de dívidas, cooperação, concessão de linhas de crédito e de financiamento, segundo ele formas de reparar consequências do colonialismo.

Marcelo sem relações minadas com ninguém recusa comentar polémicas, porque ele é a própria polémica. Três meses de polémicas, contradições e recuos de marcelo sobre os abusos na igreja, católico assumido, viu-se obrigado a afirmar que a fé em nada estava a toldar o seu juízo sobre as denúncias, após sucessivas declarações infelizes sobre o caso.

As principais polémicas envolvendo Marcelo Rebelo de Sousa e os migrantes giram em torno da sua promulgação da lei dos estrangeiros, considerada restritiva, assim como intervenções públicas que geraram críticas, como a repreensão de um palestiniano num conflito, vista como desproporcional, e a defesa da expulsão de imigrantes ilegais afirmando que se trata de cumprir a lei. Lei dos estrangeiros, gritavam uns, enquanto outros denunciavam a contradição entre os seus abraços públicos e as decisões firmadas em silêncio.

Percebe o Rebelo de Sousa, o presidente com mais conflitos de todos após o 25 de Abril de 1974. Ele não se quer meter em polémicas porque ele é o grande polémico, ele não quer falar dos outros para evitar que falem dele.

Autor Quelhas


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: