terça-feira, 19 de março de 2024

Equipa sediada no Porto no arranque do Campeonato de Portugal de Karting

Júnior Racing Team lutou pela vitória em Leiria


Na primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting, disputado este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Leiria, a Júnior Racing Team esteve sempre na luta pela vitória na categoria X30 Mini. Contudo, alguns contratempos não permitiram à equipa sediada no Porto subir ao pódio, assim como na X30 Sénior, categoria que venceu há três semanas, no Open de Portugal de Karting, precisamente disputado no traçado de Leiria.
  
Afonso Lopes esteve há três semanas precisamente no traçado de Leiria, na luta pela vitória no Open de Portugal de Karting, acabando, contudo, por ser um meritório 2.º classificado. Agora, a contar para a primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting, disputada também na pista leiriense, Afonso Lopes, no primeiro dia de competição, começou por ser o 4.º mais rápido, mas a 0,086s da pole-position! Na manga de qualificação, o piloto de Coruche venceu e com a volta mais rápida em 51,703s, enquanto que na Final, após uma luta intensa durante 18 voltas ao circuito leiriense, Afonso Lopes foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização de cinco segundos, fez com que caísse para a quinta posição. No domingo, Afonso Lopes foi o 8.º mais rápido nos treinos cronometrados, mas na manga de qualificação recuperou cinco posições e viu a bandeira xadrez no 3.º lugar. Na Final, disputada em 18 voltas, o jovem piloto de Coruche após arrancar da 3.ª posição esteve sempre na luta pelos lugares da frente, passando para a liderança na 6.ª volta. Contudo, quando faltavam cinco voltas para o final e estava no comando da corrida, Afonso Lopes foi forçado a abandonar devido a um problema no kart! Um desfecho inglório para o piloto da Júnior Racing Team, mas mostrou, de novo, que é um dos principais favoritos a sagrar-se campeão nacional da categoria X30 Mini.   

Lourenço Vilão, estreante absoluta na competitiva categoria X30 Mini, chegou a ser o 6.º mais rápido nos treinos livres oficiais, mas nos treinos cronometrados terminou na 12.ª posição. Na manga de qualificação, voltou a ser 12.º classificado e na Final viu a bandeira xadrez no 10.º lugar, conseguindo assim entrar no top-10. No domingo, o piloto do Algarve começou por ser o 12.º mais rápidos nos treinos cronometrados e concluiu a manga de qualificação no 10.º lugar, ‘colado’ ao 9.º classificado. Na Final, Lourenço Vilão voltou a fazer uma boa corrida e encerrou o top-10, deixando boas indicações para o futuro.  

Na categoria X30, a classe rainha, com 28 pilotos em pista, Rodrigo Vilaça, que venceu o Open de Portugal de Karting há três semanas, precisamente no traçado de Leiria, no primeiro dia de competição do Campeonato de Portugal de Karting, disputado novamente na cidade do Lis, começou por ser o 11.º mais rápido nos treinos cronometrados, terminando depois a manga de qualificação na 10.ª posição. Já na Final, disputada em 20 voltas, o piloto bracarense fechou o top-10. No domingo, segundo dia de competição, Rodrigo Vilaça foi o 6.º mais rápido nos treinos cronometrados e 17.º classificado na manga de qualificação. Na Final, que foi interrompida com bandeira vermelha devido a um incidente, o piloto da Júnior Racing Team acabou por ser 16.º classificado, mas o foco está já na próxima prova agendada para 20 e 21 de abril e que será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo.

19 pilotos em pista, Rodrigo Vilaça começou por ser o segundo mais rápido na sessão única de treinos cronometrados da categoria X30 (Sénior) e nas duas mangas de qualificação obteve um terceiro e depois um segundo lugar, somando com estes resultados os pontos necessários para garantir a terceira posição na grelha de partida para a Pré-Final. Nesta, o piloto de Braga bateu toda a concorrência e na Final esteve igualmente muito forte, vencendo de forma categórica e com uma vantagem bem expressiva para o segundo classificado. Rodrigo Vilaça e a Júnior Racing Team iniciaram assim da melhor forma a época 2024, com a conquista de um título no Open de Portugal de Karting e logo na categoria-rainha, a mais concorrida do Karting em Portugal.

Tomás Teixeira, colega de equipa e de categoria de Rodrigo Vilaça, não teve um início de prova fácil em Leiria, mas nunca desistiu e foi sempre recuperando posições ao longo do fim de semana. Exemplo disso foi o facto de ter sido 15.º classificado na sessão de treinos cronometrados, obtendo depois um 13.º e um 12.º lugares nas mangas de qualificação. Na Pré-Final, Tomás Teixeira voltou a sofrer um contratempo, nomeadamente uma penalização, que o atirou para o 15.º lugar, mas, sem desistir, na Final, fez uma recuperação muito positiva e terminou numa honrosa 8.ª posição.

Afonso Lopes voltou a brilhar na categoria X30 Mini, onde era um dos principais favoritos à vitória. Depois de ser o terceiro mais rápido nos treinos cronometrados, foi segundo classificado na primeira manga de qualificação e depois bateu toda a concorrência na segunda manga de qualificação, bem como na Pré-Final. Contudo, na Final, disputada em 20 voltas, o jovem piloto de Coruche não teve um início de corrida como pretendia e acabou por ficar condicionado até à bandeira xadrez. No entanto, sem baixar os braços, Afonso Lopes nunca largou a segunda posição e lutou pela vitória, tendo, contudo, acabado por conquistar um meritório segundo lugar do pódio, numa competição que já venceu em 2023.  


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: