sábado, 9 de março de 2024

Sargento Quelhas (homenagens) 1 das 17 homenagens a figuras públicas de Sobradelo da Goma

Exponho apenas 1 das 17 homenagens a figuras públicas do passado e do presente dos meus conterrâneos de Sobradelo da Goma, esta homenagem exposta é do meu avô Joaquim Gonçalves; Sargento "Quelhas".


Dia 17 de Março, vão podeder conhecer todas as homenagens aqui!
Depois sairão uma a uma para que possom ler as homenagens todas na integra e partilharem com amigos e famíliares, para todos junto lembrarmos os nossos e não deixarmos acabar a nossa história.


Homenagem:

Sargento Quelhas

Joaquim Gonçalves, o conhecido Sargento Quelhas, nasceu em 1896 em Calvelos, Guilhofrei, mas é mais lembrado por suas contribuições e vida em Sobradelo da Goma. Durante a 1.a Guerra Mundial (1914/18), Quelhas serviu como sargento, na Batalha de La Lys e nas trincheiras em St. Dénis, Flandres, França. Antes de integrar a batalha campal de La Lys, em 1917, ele esteve no Quartel-general de Santa Margarida. Segundo outra fonte, acrescentou que Quelhas fez o recenseamento militar em 1914 e esteve no Regimento de Cavalaria N.º 8 em Braga. Após o conflito, retornou à sua terra ​Natal, onde casou com Elisa Rodrigues e estabeleceu-se em Sobradelo da Goma, onde tinha muitas terras e caseiros. Além de seu serviço militar, Quelhas trabalhou como guarda-rios na cidade de Braga e foi músico numa banda Filarmónica. O legado de Sargento Quelhas perdura através das memórias, lembrando sua dedicação à pátria e sua generosidade para com os pobres. Após os horrores da guerra, no desfecho do conflito em 1918, os militares retornavam para casa, entre eles estava o Sargento Quelhas, que sobreviveu aos campos na Batalha de La lys. Ele foi um dos poucos a celebrar um final feliz ao lado de sua esposa, que num gesto de amor e devoção, Elisa Rodrigues viajou até Flandres para se reunir com seu marido, cuja coragem e determinação o mantiveram vivo no caos das trincheiras em França. Nesse momento de celebração e alívio, eles deram graças a Deus, após os perigos enfrentados durante a guerra. Enquanto muitos ainda lamentavam a perda de entes queridos e camaradas, Joaquim e Elisa compartilharam um momento de felicidade em fotografia, símbolo da esperança que ainda existia mesmo após tempos tão sombrios e que esta homenagem seja partilhada com todos aqueles que serviram Portugal.





Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: