sexta-feira, 22 de março de 2024

Política; um café em Bruxelas

Fotografia de Alexandra Machado
Alexandra Machado
Editora de Economia

Enquanto dormia…

… r/oposição. A reunião da Comissão Política Nacional do PS terminava com o partido a alinhar pela estratégia de oposição de Pedro Nuno Santos. “Não é não” e, por isso, a mão não será estendida à AD e cabe à coligação encontrar soluções governativas. Também Fernando Medina, ministro das Finanças, deixou o recado de que independentemente de algumas medidas serem acomodáveis no atual orçamento, o futuro Governo, defendeu, tem de ter soluções compatíveis com as “suas” contas certas. O equilíbrio de Pedro Nuno Santos, que não quer facilitar a vida a Montenegro mas também não quer ser responsável por uma nova crise política, é o tema da História do Dia. 

r/política. Luís Montenegro já estava com o fato de primeiro-ministro vestido. Tinha sido investido já passada da meia noite e tinha de estar cedo, esta quinta-feira, em Bruxelas. Aí já esteve como primeiro-ministro indigitado. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu que foi o líder do PSD que pediu para ser indigitado nessa altura, mesmo tendo de ir a Belém fora de horas e com uma indigitação já passava da meia noite. E assim em Bruxelas chegou à cimeira do Partido Popular Europeu (PPE), como primeiro-ministro indigitado e assim passou a mensagem de que se abre em Portugal um novo ciclo político. Ursula van der Leyen e Roberta Metsola, presidente da Comissão Europeia e presidente do Parlamento Europeu, respetivamente, receberam Montenegro nas instalações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. Simbólico. É mais um membro do PPE a liderar um país na Europa. A mensagem foi de estabilidade e a garantia de que o Governo da Aliança estará empenhado nos compromissos europeus, nomeadamente em garantir uma boa execução do PRR, deixando até suspeições sobre o cumprimento das medidas que dão acesso aos cheques. Foi Mariana Vieira da Silva, ainda ministra da Presidência, que respondeu desde Lisboa: “Portugal está na liderança” do PRR. Mendonça Mendes, secretário de Estado adjunto, criticou Montenegro por tentar fazer política partidária com o PRR.

r/encontro. Nesta viagem de Montenegro a Bruxelas ficará também para a história um café. O que tomou com António Costa na capital belga. O ainda primeiro-ministro demissionário também está em viagens na Europa (terminará no fim de semana em Paris). As alegadas aspirações de Costa na Europa continuam a fazer correr tinta. E não será despiciendo que seja visto com um elemento do PPE, o que pode ser importante para uma eventual candidatura a presidente do Conselho Europeu. Luís Montenegro continua sem revelar se apoiaria o nome do seu antecessor, e também ainda será prematura a decisão. Ainda há muitas eleições que vão decorrer e que podem fazer mexer o ponteiro.

r/aeroporto. Uma das primeiras decisões que se espera do novo Governo é a escolha da localização do aeroporto de Lisboa.A jornalista Ana Suspiro entrevistou o presidente da comissão de acompanhamento, Mineiro Aires, que reafirma o profissionalismo da comissão técnica independente que fez o estudo que deu Alcochete e Vendas Novas como as possibilidades mais fortes. Mineiro Aires deixa para trás Montijo e Santarém e deixa críticas à ANA, a poderosa concessionária do aeroporto. “A ANA é muito poderosa, a ANA ganha muito dinheiro com a situação atual e não quer tocar nela. E serve-se de todos os meios para a manter”.

r/operaçãoinfluencer. Enquanto Luís Montenegro e António Costa andavam por Bruxelas, era em Lisboa que eram lançadas duas notícias ligadas à justiçae relacionadas uma com o ainda primeiro-ministro demissionário e outra com um ex-primeiro-ministro. Lucília Gago, procuradora geral da República, admitiu que o processo autónomo no Supremo Tribunal de Justiça que visa Costa António Costa, no âmbito da Operação Influencer, pode passar para o Departamento Central de Investigação e Ação Penal. Sem explicações sobre o caso. Sem explicações sobre as investigações, Lucília Gago Deixa esta possibilidade no ar.

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: