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quinta-feira, 28 de março de 2024

"Lucros da TAP: A verdade por trás das taxas de bagagem"

A TAP, Transportadora Aérea Portuguesa, não revelou toda a verdade sobre os seus lucros, anunciados no valor de 177,3 milhões de euros.



Quando os passageiros colocam as malas no tapete rolante e balança, são muitas vezes prejudicados pelos funcionários que as despacham. A gerência da TAP não deve ficar impune, pois os funcionários devem obedecer à administração, e isso não deve ser ignorado.

Vou referir casos concretos: 
dois adultos e duas crianças apresentam quatro malas - uma grande, uma média e duas pequenas - portanto, com direito a todas as 3 malas pequenas grátis e a grande paga á parte na compra do voo. No entanto, um funcionário implicou-se com a mala média, alegando que tinha a altura e o comprimento certos, mas uma largura excedente em dois centímetros, alegando ter medidas de uma mala grande.
 
Enquanto nenhuma das malas ultrapassava o peso, ele focou-se apenas na largura da mala média para cobrar valores extras.
 
Outra situação é quando um viajante pode levar duas malas: uma de porão e uma de cabine, por exemplo: 
uma mala com mais de 3 kg e a outra mala com menos de 5 kg. No entanto, são obrigados a pagar o excesso de peso de uma mala ou redistribuir o peso entre elas, mesmo que o peso de uma mala compense o da outra. É um trabalho desnecessário! Aqui, o que interessa à TAP, ou a qualquer outra companhia aérea, é extorquir dinheiro, cobrando o excesso de peso de uma mala em vez de redistribuir o peso entre as malas do mesmo passageiro.

Relato ainda quando os passageiros paguaram duas guitarras na vinda para a Suiça no valor de 120 euros, quando supostamente viriam como bagagem de cabine, mas considerando o  braço comprido dos instrumentos,  usaram a má-fé, até porque o peso era bem menor a uma mala. Na ida fui ao aeroporto de Zurique reclamar e as mesmas guitarras não pagaram nada, substituiam as malas pequenas. Pedimos reembolso da vinda e não pagaram. É extremamente desagradável, deplorável e depois abrem as goelas a dizer que tiveram milhões de lucros e á custa de quem!? Dos passageiros lesados...!

Não viajo mais com a TAP...! 

Estes últimos casos serão relatados à TAP para não só reembolsar, mas também reclamar por justiça.

Referir 2 cm na largura foi o motivo de cobrarem 60 euros. Acrescento que o funcionário da empresa disse que seria punido e que tinha de obedecer às regras, enquanto numa situação semelhante deixou passar. Aqui vê-se a incapacidade ou insegurança do funcionário e a pressão que ele pode ter por parte da administração da TAP. Assim, transgrediu duas vezes, pois teria de cobrar pelas duas malas ou por nenhuma. No entanto, como é submisso, tenta ser simpático para com o cliente a aceitar, convencendo que uma mala ia grátis para deixarmos de reclamar, pois havia uma longa fila atrás. A isto designa-se por corrupção!

O valor a reaver será pedido posteriormente.

A TAP anunciou lucros históricos de 177,3 milhões de euros em 2023, revelou a revista Repórter X. Este valor representa um aumento de 2,7 vezes em relação aos 65,6 milhões de euros registados em 2022. A verdade da mentira ou omissão dos factos, é que a verdade dos lucros relatados tem a ver com extorsão de dinheiro aos passageiros nas pesagens e medidas das malas entre outras artimanhas. Apesar disso, a companhia enfrentou prejuízos no quarto trimestre do ano. Além disso, a TAP alcançou o maior valor de receitas operacionais de sempre, totalizando 4,2 mil milhões de euros em 2023. O número de passageiros transportados aumentou em 15,2%, atingindo os 15,9 milhões, aproximando-se dos níveis de 2019. A companhia operou mais voos, com um aumento de 11%, alcançando 88% dos níveis pré-pandemia. A taxa de ocupação dos aviões subiu para 80,8% em 2023. Apesar dos bons resultados financeiros, os custos operacionais recorrentes aumentaram em 18,3%, totalizando 3.829,0 milhões de euros. Os custos com pessoal quase duplicaram, chegando aos 722,6 milhões de euros. A TAP compromete-se a manter sua trajetória de crescimento sustentável em 2024, continuando a executar sua estratégia para se tornar uma companhia aérea lucrativa e melhorando constantemente suas operações, investindo em seus colaboradores e clientes, fortalecendo o foco nos mercados-chave e gerenciando custos de forma eficiente. O ex. Primeiro-ministro,  António Costa refere que já se pode vender a TAP,  os portugueses em maioria acham que a TAP, assim bem como o Fado, a equipa das "quinas" selecção nacional portuguesa de futebol,  o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, o hino nacional "a portuguesa" ou até o CR7 ou o autor Quelhas,  são icones internacionais de Portugal e não se deve privatizar a TAP.

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

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