quinta-feira, 7 de março de 2024

O derretimento do gelo tem a ver com um Inverno menos frio ou um Verão mais quente (Suíça).

Algumas estâncias de Ski estão a tentar mitigar o degelo dos glaciares cobrindo o que resta com lençóis brancos de forma a que ocorra mais reflexão da energia solar. Contudo a verdade da mentira é de que falamos de zonas de melhores acessos aos automóveis, portanto zonas mais baixas.



Introdução:

Hoje trago-vos um tema que tem causado alguma controvérsia. A revista Reporter X afirma estar atenta a tudo, principalmente às notícias que parecem mais enchimento de chouriços do que informação substancial. O caso em questão, reportado por cientistas, não me deixa indiferente, mas antes pelo contrário, deixa-me ainda mais desconfiado. A metáfora que uso é clara para quem a entender: nem tudo o que é escrito é verdadeiro. Não conheço pessoalmente a região em questão, mas arrisco-me a dizer que esta notícia é questionável. Sabemos que há cientistas e jornalistas que escrevem simplesmente para preencher espaço e vender notícias, sem se preocuparem com a veracidade dos factos.

 

Por um lado, os cientistas relatam evidências do derretimento dos glaciares, como o Glaciar Corbassière, na Suíça, que perdeu mais da metade do seu volume desde os anos 1930. Estas informações foram recolhidas por uma equipa de investigadores da Suíça e de Itália, liderada por Margit Schwikowski, do Instituto Paul Scherrer. No entanto, a veracidade desses dados é posta em causa por algumas pessoas, incluindo eu, que questionam se não serão apenas histórias inventadas.

 

A notícia que foi transmitida no canal privado de televisão SIC, afirmando que os Alpes estavam a derreter, deixou-me perplexo. Enviei um email ao canal a pedir mais informações sobre a fonte desta notícia, mas não obtive qualquer resposta. Será que também eles baseiam as suas notícias em artigos duvidosos, escritos por cientistas? Parece que há muita gente por aí disposta a fabricar notícias com mentiras.

 

Vivo na região de Zurique e posso confirmar que vemos neve nas montanhas circundantes durante todo o ano. Se vemos neve mesmo em locais muito mais baixos do que os glaciares mencionados pelos cientistas, algo está errado. Tenho quase a certeza de que esta notícia é fictícia.

 

Texto:

Nas camadas congeladas dos glaciares, encontram-se provas das mudanças de temperatura e da composição atmosférica da Terra. Contudo, à medida que o clima aquece, alguns dos registos mais antigos do nosso planeta estão a desaparecer.

 

O Glaciar Corbassière, na Suíça, é um desses arquivos. Este glaciar de elevada altitude situa-se nas encostas do Grand Combin, um dos picos mais altos dos Alpes Ocidentais.

 

Este glaciar enfrentou o mesmo destino que muitos outros glaciares alpinos na Suíça, perdendo mais de metade do seu volume desde os anos 1930. Algumas das mudanças mais recentes no Glaciar Corbassière são visíveis em imagens captadas em agosto de 2001 e agosto de 2023.

 

As imagens, obtidas pelos satélites Landsat 5 e Landsat 8, mostram uma diminuição na área e na massa superficial do Corbassière. Em 2023, o glaciar estava mais escuro devido à falta de neve, e a língua do glaciar tinha recuado.

 

Uma equipa de investigadores da Suíça e de Itália recolheu amostras de gelo do Glaciar Corbassière em 2018 e 2020 para reconstruir as concentrações passadas de aerossóis da região. Estas informações, provenientes de glaciares de todo o mundo, podem fornecer pistas sobre as condições ambientais do passado, há milhares de anos.

 

No entanto, quando os cientistas analisaram o glaciar em 2020, notaram imediatamente que estava a derreter à superfície. Este degelo tornou os núcleos de gelo inutilizáveis para a investigação, destruindo assim informações valiosas sobre o clima passado.

 

Schwikowski e outros especialistas em núcleos de gelo fazem parte de um esforço para preservar os núcleos dos últimos glaciares que restam. A iniciativa, liderada pela Ice Memory Foundation, tem como objetivo obter núcleos de gelo de 20 glaciares ameaçados em todo o mundo no prazo de 20 anos e compilá-los num arquivo climático global. "Os glaciares estão a recuar em todo o mundo e podemos encontrar problemas semelhantes noutros locais", disse Schwikowski. Mesmo nas maiores altitudes dos Alpes, acrescentou:

 

"Os glaciares estão prestes a tornar-se impróprios como paleoarquivos naturais".

 

É evidente que há mudanças acontecendo nos glaciares dos Alpes, mas é difícil determinar a extensão exacta do impacto do aquecimento global. Embora haja evidências científicas sólidas, sempre há espaço para questionamentos e debate, especialmente quando se trata de questões tão complexas como as mudanças climáticas.

 

A Suíça gosta de se meter em tudo, mas não faz nada ou quase nada, mas quer estar no centro das atenções do Mundo, é isso que as pessoas reparam e é isso que a imigração pensa em maioria!...


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: