Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal da Póvoa de Lanhoso dinamizou sessões de gestão emocional
O Município da Póvoa de Lanhoso tem dado continuidade a ações regulares de Ajuda Mútua para Cuidadoras Informais no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal (GACI).
Nos passados dias 14 e 28 de maio foram dinamizadas duas sessões direcionadas à gestão emocional, que decorreram no Centro Comunitário de Monsul e no Centro Interpretativo Maria da Fonte. Estas ações contaram com a orientação de uma das psicólogas que compõem a equipa multidisciplinar do GACI.
A sobrecarga emocional a que as cuidadoras estão sujeitas é, muitas vezes, um fator desencadeador de reações que podem colocar em causa o bem-estar e equilíbrio emocional, tanto da pessoa que cuida, quanto da pessoa cuidada.
As cuidadoras, ao entenderem melhor as emoções, o sentido que ganham, a forma como se misturam e evoluem no tempo, tornam-se mais capazes de compreender os sentimentos e de agir e reagir de maneira mais apropriada e eficaz, quer seja no relacionamento consigo mesmas, quer seja no relacionamento com os outros.
Lembramos que ainda recentemente o GACI do Município da Póvoa de Lanhoso foi reconhecido pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), vendo renovado o selo de mérito para o biénio 2023/2024 como membro da rede de autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos/as cuidadores/as informais.
Estas e outras atividades e ações têm sido desenvolvidas de forma a contribuir para o bem-estar dos/as cuidadores/as e das pessoas de quem cuidam, preocupação com a qual o Município da Póvoa de Lanhoso, através do GACI, está atento e solidário.
Melhores cumprimentos,
Cláudia Oliveira da Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário