Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 13 de junho de 2024

O vizinho de CR7 em Marienfeld. O cenário negro nas urgências. E a "inflexão" no PS

Fotografia de Pedro Raínho
Pedro Raínho

Enquanto dormia…

… Alcântara vencia o concurso das Marchas Populares de Lisboa. O segundo lugar foi para Marvila e o terceiro para Alcântara. As Marchas são, aliás, o tema de hoje do Contra Corrente, com a Helena Matos. De onde vem a tradição? E quanto de “tradicional” haverá na tradição? Começa poucos minutos depois das 10h e já sabe que pode entrar em direto.

O André Maia levava-nos ao quartel-general da seleção na Alemanha. O primeiro jogo da equipa das quinas está marcado para 18 de junho, mas Ronaldo e companhia chegam a Marienfeld já esta quinta-feira. Antes, o enviado especial do Observador e da Rádio Observador ao Euro2024 conheceu o jovem Julian Hülsman — vizinho da frente da equipa nacional nas próximas semanas — e percebeu que, apesar de nem todos ali conhecerem os rostos da caderneta de cor, ninguém fica indiferente aos craques lusos. “As pessoas conseguem sentir que algo de grande está para chegar, que vêm aí super estrelas!”

Fazíamos o raio-x às urgências de Obstetrícia e Pediatria do país. Esta terça-feira, a ministra da Saúde esteve numa audição no Parlamento, onde garantiu que a informação sobre os serviços encerrados a cada momento vai voltar a estar disponível aos utentes. Ana Paula Martins insistiu que esses dados correm o risco de estar “permanentemente desatualizados”, mas acabou por ceder às críticas dos médicos — em particular, os internistas, a principal força que sustenta as urgências hospitalares e que, em declarações ao Observador, considerou a decisão de omitir esses dados “uma irresponsabilidade” que “pode colocar vidas em risco”. A informação volta a ser pública já esta quinta-feira, mas o cenário para o mês de junho é de muitas urgências de portas fechadas devido à falta de profissionais.

Percebíamos que a palavra “viabilizar” — na boca dos socialistas e aplicada ao próximo Orçamento — já se vai fazendo ouvir. Depois de dois meses de “praticamente impossível”, no topo do partido admite-se que os últimos tempos trouxeram uma “inflexão” da posição de Pedro Nuno Santos. Mas, depois da vitória nas Europeias, no partido também se reclama que é preciso o PS partir à reconquista do centro.

Seguíamos o circuito do dinheiro no caso Saco Azul do Benfica. Luís Filipe Vieira, ex-presidente do clube, e outros oito arguidos souberam esta semana que vão a julgamento depois de o tribunal de instrução ter validado a acusação do Ministério Público em toda a linha. Vieira terá de responder pelo seu papel num esquema que terá lesado as contas do Benfica em mais de dois milhões de euros e que passava pela contratação de serviços fantasma e a emissão de faturas falsas.



Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: