NLI da Póvoa de Lanhoso promove sessões de psicologia para famílias que acompanha
No âmbito do Plano de Ação do Núcleo Local de Inserção (NLI) da Póvoa de Lanhoso, têm vindo a realizar-se sessões de psicologia para ajudar as famílias que são acompanhadas pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).
A psicóloga Alice Lopes, técnica deste serviço, promoveu um bloco de sessões dedicadas a temas que, de uma forma transversal, afetam comummente todas as famílias que estão a ser orientadas pelos SAAS. A decisão acerca dos temas a abordar resultou de um diagnóstico previamente realizado, que permitiu à equipa do NLI perceber quais as áreas em que seria mais profícuo atuar, abrangendo todos os agregados.
Os temas em reflexão nas sessões que já decorreram foram a “higiene do sono”, a “gestão de conflitos”, e a empatia foi a temática da sessão que decorreu hoje, no Espaço do Idoso, na qual a Vice Presidente e Vereadora da Ação Social, Fátima Moreira, esteve presente.
Esta responsável do executivo participou ativamente, tendo inclusive partilhado a sua opinião acerca de alguns assuntos.
O que é a empatia, ou sentir empatia? Além da explicação de que é a capacidade psicológica que cada um de nós tem de sentir o que sente outra pessoa, se estivesse na mesma situação, Fátima Moreira simplificou “é quase como que calçar os sapatos dos outros”.
A sessão não terminou sem que a Vice-Presidente agradecesse à psicóloga Alice Lopes o seu trabalho e desvelo na dinamização das sessões. Houve também tempo para sublinhar a importância da participação de todos/as, a partilha de experiências, incentivando-os/as a aproveitarem estes momentos para falar e ficar a saber mais acerca dos temas.
Estão marcadas mais 3 sessões nas quais serão abordadas a dependência, a depressão, prevendo-se que a última seja dedicada ao mind fulness, que é “um treino mental que ajuda as pessoas a lidar com os seus pensamentos e emoções”.
Abrangendo todo o concelho, o NLI apresenta uma composição multidisciplinar na qual se integram um conjunto de instituições e serviços, assumindo-se como instância promotora e dinamizadora de respostas sociais, para os beneficiários/as, socorrendo-se do envolvimento das parcerias locais.
Melhores cumprimentos,
Cláudia Oliveira da Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário