Visualizações

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Acerca do BOM DIA LU

Jornal das comunidades no Luxemburgo

Fundado no início no ano de 2001 no Luxemburgo, o BOM DIA é o mais antigo jornal em linha das comunidades portuguesas. Inicialmente destinado à divulgação de eventos da comunidade portuguesa, o site Bomdia.lu cedo se tornou no mais completo portal informativo, no Grão-Ducado do Luxemburgo, ao serviço da comunidade lusófona.

Em 2004 um grupo de jornalistas, fotógrafos e informáticos criaram a associação sem fins lucrativos “Bomdia.lu asbl” para retomar o site uma vez que a empresa privada que o criara deixou de investir no projeto. A associação nasceu para – e tem por objetivo nos seus estatutos – colocar à disposição da comunidade lusófona do Luxemburgo informação online em língua portuguesa.

O projecto BOM DIA passou então a ser o primeiro grupo de jornalismo associativo da diáspora portuguesa. E sob esta nova configuração conheceu vários formatos e aumentou a variedade de conteúdos disponíveis. O BOM DIA, com um número cada vez mais vasto de leitores, foi assegurando a sua qualidade de informação graças a uma equipa de colaboradores, na sua maioria voluntários. Entre estes encontram-se profissionais com experiência em diversas publicações portuguesas tais como Expresso, Diário de Notícias, Sábado, Diário Económico, Record, Jornal de Notícias ou RDP. O grupo conta ainda com técnicos, designers, informáticos e criativos do mercado luxemburguês e não só.

Os conteúdos disponibilizados pela associação Bomdia.lu foram-se orientando nos últimos anos para a partilha de informação em distintas redes sociais. Presente no Facebook,  Twitter, Google+ e Instagram, o BOM DIA tem mais de 55.000 seguidores nessas plataformas.

O BOM DIA foi também o primeiro site no Grão-Ducado a lançar uma web TV. Em linha desde 2011 com reportagens de vídeo que podem ser vistas nas diversas plataformas: Youtube, Facebook e Google+, o espólio de vídeos atinge no início de 2016 mais de 680 reportagens. O BOM DIA foi também pioneiro no domínio das aplicações para os aparelhos móveis uma vez que lançou uma das primeiras apps para iPhone e iPad no Luxemburgo.

Com as parcerias que desenvolveu em países com grande presença portuguesa, o BOM DIA lançou em 2015 uma plataforma de informação destinada aos portugueses do resto da Europa, estruturada em torno do domínio Bomdia.eu com especial destaque para a informação sobres as comunidades portuguesas de seis países: Luxemburgo, Bélgica, França, Alemanha, Suíça e Reino Unido. Estes novos sites foram, de novo, desenvolvidos por informáticos e analistas portugueses e o font utilizado é também de criação portuguesa.

O BOM DIA, que em 2016 festeja 15 anos de existência, apresenta-se cada vez mais como uma plataforma ideal para os jovens da segunda e terceira gerações permitindo-lhes – sobretudo através das redes sociais – manter contacto com a língua portuguesa. Para atrair os mais jovens, o grupo BOM DIA propõe conteúdos específicos que lhes são destinados. Entre eles está a rádio em linha Bomdia.fm que pretende chegar a este público mais jovem com a originalidade e irreverência, resumidas pelo slogan da web radio “Aqui o Tony não faz carreira”.

O BOM DIA provou nos últimos anos que se pode “fazer informação” independente e de qualidade com recursos e meios reduzidos, completamente independente de grupos de comunicação social, partidos políticos, confissões religiosas ou lobbies, e totalmente gerido por portugueses e lusodescendentes.

A etapa atual da evolução deste projeto passa pela transição de uma associação sem fins lucrativos para uma estrutura empresarial que possa consolidar o BOM DIA como uma estrutura global dedicada ás comunidades portuguesas no mundo.

Artigo e fotos: Bom Dia LU


Enviar um comentário

Aqui notícias relacionadas com os livros do autor Quelhas...

(Mensagens antigas)

POR FAVOR, PARA VER TODOS OS TEXTOS, CLIC NO FIM DE CADA PÁG. (Mensagens antigas)