Fundado no
início no ano de 2001 no Luxemburgo, o BOM DIA é o
mais antigo jornal em linha das comunidades portuguesas. Inicialmente
destinado à divulgação de eventos da comunidade portuguesa, o site Bomdia.lu
cedo se tornou no mais completo portal informativo, no Grão-Ducado do
Luxemburgo, ao serviço da comunidade lusófona.
Em 2004 um
grupo de jornalistas, fotógrafos e informáticos criaram a associação sem fins
lucrativos “Bomdia.lu asbl” para retomar o site uma vez que a empresa privada
que o criara deixou de investir no projeto. A associação nasceu para – e tem
por objetivo nos seus estatutos – colocar à disposição da comunidade lusófona
do Luxemburgo informação online em língua portuguesa.
O projecto BOM
DIA passou então a ser o primeiro grupo de jornalismo associativo da diáspora
portuguesa. E sob esta nova configuração conheceu vários formatos e aumentou a
variedade de conteúdos disponíveis. O BOM DIA, com um número cada vez mais
vasto de leitores, foi assegurando a sua qualidade de informação graças a uma
equipa de colaboradores, na sua maioria voluntários. Entre estes encontram-se
profissionais com experiência em diversas publicações portuguesas tais como
Expresso, Diário de Notícias, Sábado, Diário Económico, Record, Jornal de
Notícias ou RDP. O grupo conta ainda com técnicos, designers,
informáticos e criativos do mercado luxemburguês e não só.
Os conteúdos
disponibilizados pela associação Bomdia.lu foram-se orientando nos últimos anos
para a partilha de informação em distintas redes sociais. Presente no Facebook, Twitter, Google+ e Instagram, o BOM DIA tem mais de 55.000 seguidores
nessas plataformas.
O BOM DIA foi
também o primeiro site no Grão-Ducado a lançar uma web
TV. Em linha desde 2011 com reportagens de vídeo que podem ser vistas
nas diversas plataformas: Youtube, Facebook e
Google+, o espólio de vídeos atinge no início de 2016 mais de 680 reportagens.
O BOM DIA foi também pioneiro no domínio das aplicações para os aparelhos
móveis uma vez que lançou uma das primeiras apps
para iPhone e iPad no Luxemburgo.
Com as
parcerias que desenvolveu em países com grande presença portuguesa, o BOM DIA
lançou em 2015 uma plataforma de informação destinada aos portugueses do resto
da Europa, estruturada em torno do domínio Bomdia.eu com especial destaque para
a informação sobres as comunidades portuguesas de seis países: Luxemburgo, Bélgica, França, Alemanha, Suíça e Reino
Unido. Estes novos sites foram, de novo, desenvolvidos por informáticos
e analistas portugueses e o font utilizado é também de criação
portuguesa.
O BOM DIA, que
em 2016 festeja 15 anos de existência, apresenta-se cada vez mais como uma
plataforma ideal para os jovens da segunda e terceira gerações permitindo-lhes
– sobretudo através das redes sociais – manter contacto com a língua
portuguesa. Para atrair os mais jovens, o
grupo BOM DIA propõe conteúdos específicos que lhes são destinados. Entre eles
está a rádio em linha Bomdia.fm que pretende
chegar a este público mais jovem com a originalidade e irreverência, resumidas
pelo slogan da web radio “Aqui o Tony não faz carreira”.
O BOM DIA
provou nos últimos anos que se pode “fazer informação” independente e de
qualidade com recursos e meios reduzidos, completamente independente de grupos
de comunicação social, partidos políticos, confissões religiosas ou lobbies,
e totalmente gerido por portugueses e lusodescendentes.
A etapa atual
da evolução deste projeto passa pela transição de uma associação sem fins
lucrativos para uma estrutura empresarial que possa consolidar o BOM DIA como
uma estrutura global dedicada ás comunidades portuguesas no mundo.
Artigo e fotos: Bom Dia LU
Sem comentários:
Enviar um comentário