Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

terça-feira, 9 de julho de 2024

Preso por ter cão e preso por não ter e o gato tem sete vidas e esta é a oportunidade de dar um abrigo digno aos animais…

Política: Andam a brincar ao cão e ao gato!

Preso por ter cão e preso por não ter e o gato tem sete vidas e esta é a oportunidade de dar um abrigo digno aos animais…

 

O Novo Canil da Póvoa de Lanhoso pode ficar sem efeito e sem apoios do (ICNF) Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

 

O PSD povoense suspendeu a suposta construção do novo espaço /abrigo Canil / Gatil e a Associação CAPA apela à população que se manifeste. O abrigo actual está em péssimo estado, nem para cães serve e para gatos muito menos! A Câmara Municipal socialista ouviu da oposição, PSD, pela boca de Luís Carvalho um sim, mas alertando que queria ouvir as Juntas de Freguesia adjacentes, Nossa Senhora do Amparo e Galegos e o povo das duas freguesias, logo, Luís Carvalho podia ter dito NÃO, porque este sim / NÃO que falou, foi a contar com o não da população vizinha e foi para ficar bem na fotografia e a Revista Repórter X ficou a saber que o local onde querem fazer o novo Canil / Gatil, há um grande terreno perto, pertence a um emigrante na Suíça, cujo está contra a construção do novo Canil, pois que quando regressar da Suíça quer ali fazer grandes obras de empreendedorismo turístico, depois não quer ter a sua quinta e a sua casa senhorial com cães a ladrar por perto!

 

A verdade é que houve um terreno doado e para poder pagar as muitas despesas, entre facturas veterinárias, alimentação, tratamentos e manutenção dos abrigos a mesma doação de terreno e os apoios do ICNF não se podem perder por caprichos políticos. Por isso, quando surge um espaço que pode mudar as condições em que os animais vivem, esse é um momento de aproveitar para bem dos animais e para a felicidade dos tratadores de animais. A Revista Repórter X fez um telefonema para a Junta de Freguesia do Amparo, que justifica que mudar de sítio, os habitantes vão reclamar e exclama, perguntando, será que o actual espaço do Canil / Gatil é pertence à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso!?

Caso seja um espaço Municipal, podem alargar o Canil / Gatil naquele espaço ou haverá outros interesses!

Também há outra solução, a freguesia da Nossa Senhora do Amparo e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso também tem espaços Baldios, um deles é ali para o lugar de Vilarinho e será uma hipótese, mas o executivo não quis ouvir a Junta de Freguesia da Nossa Senhora do Amparo…

 

Tudo desmoronou para o (CAPA) Clube de Adopção e Protecção de Animais da Póvoa de Lanhoso e parece ter caído por terra ou talvez não, o espaço pode ser feito num local fora da Vila e longe dos ouvidos dos moradores, tais como referimos, num terreno Baldio. Para ser feito ali ao pé daquele, o Canil / Gatil fica onde está ou será que aquele espaço não é municipal ou não se poderá trocar o terreno que confronta o Canil / Gatil pelo outro terreno doado a poucos metros dali!?

 

O terreno doado é equivalente a sete campos de futebol, o local certo para a construção de um novo espaço de recolha de animais sem eira nem beira, explica uma voluntária do Canil / Gatil. Foi uma grande alegria, dado que as actuais instalações do CAPA não têm quaisquer condições dignas para os animais. Aliás, vê-se nas imagens fornecidas que os "rafeiros" estão a olhar para o fim do túnel entristecidos!...

 

E se pudesse haver dúvidas quanto ao local, pelo facto de poder incomodar a vizinhança, essa questão nem se colocava, consideram as protectoras dos animais e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, aquilo que não vê a oposição, encostando-se nos habitantes. Isto porque o novo terreno fica ali a poucos metros do actual e de nada muda os barulhos, continuarão como estão e ali tem a localização ideal, segundo os peritos da Câmara. Diz a Câmara que de um lado há um terreno que não tem permissão para realizar trabalhos de construção para habitação e do outro lado tem o rio. Por isso, a construção de um novo canil não iria perturbar ninguém a nível de barulho e seriam criadas novas condições de salubridade e higiene pública”, confirma a mesma voluntária. O que hoje se diz, não é aquilo que amanhã se faz e em baixo já vamos falar nisso, pois que podem sempre desapropriar e até por o rio subterrâneo, tudo muito subjectivo, acrescenta um morador!

 

Após a doação deste terreno para a construção do novo Canil / Gatil municipal da Póvoa de Lanhoso, onde o CAPA também teria os seus animais, o município candidatou-se aos apoios e incentivos financeiros para programas de bem-estar animal atribuídos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e conseguiu luz verde financeira para o projecto. No entanto, esse mesmo projeto está agora em risco, pode o apoio financeiro do ICNF vir a perder-se, isto porque o PS não dialogou com quem deveria dialogar com antecedência!

 

O PSD de Luís Carvalho quer realização de assembleia extraordinária:

O que acontece é que o PSD votou contra, na Assembleia Municipal de 25 de Junho, por considerar que tem de se realizar uma assembleia extraordinária para que todos os munícipes se manifestem. Num esclarecimento público, o PSD da Póvoa de Lanhoso exige ao executivo da Câmara Municipal que faça o que deveria ter feito há mais de um ano: ouvir a população de Mirão e Moinhos Novos quanto à proposta de localização do novo Canil / Gatil. E reforça o PSD da Póvoa de Lanhoso não está contra a construção de um novo Canil / Gatil (Centro de Recolha de Animais) no concelho da Póvoa de Lanhoso. Como referimos no início este sim no “município", é um não!

 

Em comunicado divulgado em vídeo, Luís Carvalho, presidente da Comissão Política do PSD da Póvoa de Lanhoso, diz que o PSD é a favor da construção de um novo canil e gatil municipal na Póvoa de Lanhoso e acusa a câmara e o PS de estarem a levar a cabo uma campanha de desinformação da opinião pública, aproveitando-se de uma causa que nos sensibiliza a todos: a causa dos direitos dos animais.

 

O PSD pediu que este assunto fosse debatido na Assembleia Municipal extraordinária, realizada com a maior prioridade possível, porque entendemos que deviam ter sido ouvidas as instituições, nomeadamente a junta de freguesia da Póvoa de Lanhoso, AMPARO e a junta de freguesia de Galegos, bem como a população da zona envolvente à localização proposta para a construção deste novo canil e gatil municipal: Moinhos Novos e Mirão. Somos defensores dos direitos dos animais, mas entendemos que os direitos das pessoas não poderão ser esquecidos, salienta Luís Carvalho. O escritor português a viver na Suíça, atento à sua terra Natal, diz que somos presos por ter cão e presos por não ter e o gato tem sete vidas e esta é a oportunidade de dar um abrigo digno aos animais… Refere ainda que este é um jogo de interesse dos dois lados políticos, não defendendo ideologias está pronto a dar uma solução, tem um terreno em Sobradelo da Goma e outro em Garfe para negociar com o PS e o PSD para umas instalações novas. Pois que, os moradores vão dizer não, reforça o Quelhas…

 

PS de Frederico Castro diz estar a tentar encontrar uma solução:

Também o presidente da câmara PS, Frederico Castro, já se pronunciou sobre o tema. E com um entendimento diferente. Num vídeo divulgado nas redes sociais, salienta que o executivo municipal definiu desde o início destes mandato que um dos objectivos que fazem parte inclusive do nosso compromisso eleitoral seria trazer à luz do dia um  novo canil e um novo gatil e que apesar deste bloqueio provocado pela actual maioria na Assembleia Municipal, a câmara está já a trabalhar para encontrar uma solução que permita resolver um problema que tem décadas e que evite a devolução do financiamento de mais de 200 mil euros conseguido pela autarquia. (Repetimos, façam o alargamento naquele local e evitam polêmicas, se o terreno não é municipal comprem ou troquem ou desapropriarem, aliás como fizeram no campo da “Veiga” sem autorização dos proprietários emigrantes. Sim, era bom mostrarem obras de interesse e esta seria mais fácil de concluir que uma Via Circular que também prometeram).

 

“Temos assumido compromissos com a comunidade nesse sentido. Conseguimos que um casal de povoenses doasse uma parcela de terreno num local muito próximo onde está localizado o actual canil da Póvoa de Lanhoso, onde funciona o abrigo do CAPA. Conseguimos aprovar uma candidatura no ICNF que vai ou que iria financiar uma parte do canil que pretendemos edificar e levámos uma declaração de interesse público à câmara e à Assembleia Municipal para que aquele espaço pudesse ser usado para edificarmos o novo futuro canil/gatil da Póvoa de Lanhoso”, diz Frederico Castro.

 

“Fomos surpreendidos na Assembleia Municipal do mês de Junho com uma força de bloqueio, uma oposição a este projeto, com argumentos que ninguém consegue compreender. É fundamental que consigamos concretizar este projecto até ao final de 2024, sob pena de termos de devolver os fundos que o ICNF cedeu aquando da aprovação desta candidatura do município da Póvoa de Lanhoso”.

 

(Não foram surpreendidos, porque o PS não quer dialogar, o PS quer riscar e cortar, claramente que não somos de acordo que a população do Amparo e Galegos tenham voto na matéria, porque esses e pelo menos os habitantes perto do Canil / Gatil vão fazer o favor de dizer não e deliberar a oposição e o PSD de Luís Carvalho. Achamos por bem que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso só ouça as duas Juntas; Amparo e Galegos e a Oposição e nunca os moradores, porque os moradores não são donos de nada e já deliberaram no voto quem queriam que guiasse os destinos do concelho de Lanhoso)

 

Novo espaço está a apenas “umas centenas de metros” do actual:

“Conseguimos um espaço que teve custo zero para o município, com a benevolência deste casal de povoenses, que revelou uma sensibilidade muito grande para as questões do mundo animal e cedeu gratuitamente um espaço onde pudéssemos edificar esta infraestrutura e onde já existem as infraestruturas necessárias para que este equipamento possa ver a luz do dia. E estamos neste momento com um problema que não devia existir e de termos de continuar com as instalações que não têm as condições necessárias e que herdámos no início deste mandato”, refere ainda Frederico Castro, reiterando que a “deslocalização é de umas centenas de metros em relação ao local onde está o actual canil”. (Pergunta-se, afinal, qual é exactamente o interesse nesse local, quando podem alargar o canil no local que está e negociarem o espaço caso não seja do Município o espaço envolvente!?)

 

Na câmara convidam a envidar-se esforços para que este projecto e as verbas que lhe estão destinadas não caiam por terra. E o CAPA apela a toda a população para também se manifeste nesse sentido e não deixe morrer este sonho. “Havia já um projeto aprovado. Agora, quando estavam prestes a iniciar-se as obras desse mesmo canil, três deputados do PSD votaram contra a construção desse espaço. Neste momento, a construção está suspensa. Os animais, as principais vítimas, vão continuar a (sobre) viver em condições péssimas. Nós somos a voz destes seres indefesos. Queremos que esta vergonha e este surrealismo sejam mostrados a todos os portugueses”, apela a mesma voluntária. A repórter X aconselha a dialogarem entre os eleitos para a Câmara e Juntas de freguesia e deixando os moradores de lado uma vez que os terrenos em questão não lhes pertencerem ou então metam o Canil / Gatil num terreno Baldio ou lá perto da lixeira na Serra do Carvalho!

 


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: