Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Conversas sobre o meu jardim: tradições, colheitas e reflexões

Conversas sobre o meu jardim: tradições, colheitas e reflexões


Hoje fiz um vídeo e fotos a mostrar o meu jardim, que tem uma grande variedade de plantas e flores, entre as quais chá de menta, milho, batatas e feijão. Neste vídeo, colhi alguns destes produtos e expliquei aos meus netos como tudo é processado na agricultura, antes de os produtos alimentares chegarem à nossa mesa. Embora a plantação seja principalmente para embelezar o jardim, combinando plantas de cultivo com plantas ornamentais para decorar as varandas, aproveitei para ensinar.

 

Depois de editar o vídeo, adicionei algumas frases, o que gerou várias respostas e contra-respostas:

 

O meu jardim:

Cuidadosamente trato do meu jardim com carinho. Sacho, rego, retiro folhas secas e limpo o que fica sujo. Ora rego com o regador, ora utilizo o sistema de rega com mangueira, principalmente para lavar a sacada e mantê-la limpa e fresca.

 

Comentário:
"Para quem nasceu na Suíça, já sabe algumas coisas sobre a cultura portuguesa através do Vovô!"

 

Comentário:
"Nasceu na Suíça, mas a língua materna é o português, e os pais portugueses devem falar com as crianças na sua língua."

 

Exclamação:
"Instruí-los para a vida cultural faz parte do seu desenvolvimento!"

 

Comentário:
"Eu tinha mais coisas a dizer, mas como diz o velho ditado: 'Na casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.' Em 1982, quando vim para a Suíça, os suíços disseram-me que no passado passaram muita fome, e os 'serveurs' dos restaurantes não tinham salários; viviam das gorjetas dos clientes.

 

Pergunta:
"Será verdade, Sr. João? Realmente a Suíça ainda é um país onde todos dão gorjetas; é a tradição."

 

Comentário:
"Eu nunca tirei da boca para dar para o carro, mas conheço quem ainda hoje faça isso — arroz com ovos."

 

Resposta ao comentário:

"Concordo! As gorjetas são poucas. Quem passa todos os dias com sandes e água da torneira, mas tem um bom Mercedes ou BMW à porta do trabalho, também é verdade. Num país como a Suíça, há muito cultivo, só passa fome quem quer e não está em perfeito juízo!"

 

Comentário:
"Sim, cada um faz da sua vida o que quer, Sr. João. Desejo-vos uma feliz noite."

 

Jardim e a colheita:

Serviu como exemplo de como os alimentos chegam à nossa cozinha. Do jardim, colheu-se fruto, que será acompanhado de um churrasco, para mostrar aos meus netos como eram estes processos antigamente nos campos agrícolas.

Pergunta:
"Que fantástico! Poderia dizer como cultivar em vasos?"

 

Resposta ao comentário:

"Basta semear normalmente, sem adubos na altura da sementeira, e apenas regar todos os dias, pois os vasos secam rapidamente!"

 

Eu disse que ia servir as batatas colhidas no meu jardim num assado! Assim foi; demos uma cozedura às batatas e feijão colhidos, e depois assámos as batatas com salsichas variadas e frango, juntando salada, arroz seco, pão, vinho, cerveja, água e sumos. Bola de sobremesa, melancia e café. Tudo à descrição.

 

Foi uma forma de demonstrar que somos felizes e que o jardim, tal como digo no vídeo, serve não só como passatempo, mas também para dar lugar a ideias e pensamentos, inspirando-me para a escrita e leitura na revista Repórter X e nos meus livros!

 


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: