Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

domingo, 1 de setembro de 2024

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já tem equipa do “Radar Social” no terreno

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já tem equipa do “Radar Social” no terreno



O “Radar Social” é um projeto que está no terreno desde o início deste mês e que assenta num trabalho de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social do nosso concelho. 

 

A implementação deste Projeto divide-se em duas fases, consistindo a primeira na atualização dos instrumentos de planeamento como o Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento Social, bem como o Plano de Ação.

É primordial que nesta fase sejam definidas as atividades a desenvolver e que sejam devidamente discriminadas, com metas e respetivos indicadores.

 

Já na segunda fase, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social. O objetivo é identificar pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social que num momento posterior serão devidamente  encaminhadas para a rede dos serviços de atendimento, de acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social.

 

A Vereadora da Ação Social, Fátima Moreira, referiu, acerca do “Radar Social”, que “na conjuntura atual, os problemas sociais são muito desafiantes e só unindo esforços conseguimos agir para o bem-estar da nossa população. Novos e diferentes problemas sociais emergem quase que a cada novo dia e temos que desenvolver ferramentas e aproximar-nos da população. Penso que só assim poderemos detetar, identificar e “localizar” os problemas e, de imediato, agir para os resolver”.

 

Para a execução do Projeto foi criada uma equipa multidisciplinar constituída por duas técnicas superiores, focando-se o seu trabalho na georreferenciação social, na ativação das respostas e otimização dos recursos. “O propósito é trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado”, referiu ainda esta responsável, sublinhando a importância do trabalho em rede, integrando-se esta medida no Conselho Local de Ação Social (CLAS).

 

Neste momento, a equipa “Radar Social” encontra-se já a proceder à atualização do Diagnóstico Social, aprofundando as dimensões das Migrações e da área da Deficiência,  com vista à atualização do Plano de Desenvolvimento Social, aprovado em 2023. Intimamente ligada à Rede Social, esta equipa encontra-se a desempenhar funções na Casa da Botica.

A referidas candidaturas, aprovadas no âmbito do investimento RE-C03-i01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, são apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, na tipologia Radar Social – Criação de Equipa para Projeto Piloto.

Sendo apoiada através da medida RE-C03-i01.m03 – Radar Social – Criação de equipas para projeto piloto, do Plano de Recuperação e Resiliência, esta é uma operação com um investimento elegível de 153.948,59€.

#ConstruirOFuturo.

 

Melhores cumprimentos,

Cláudia Oliveira da Silva


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: