EM LISBOA, A MEMÓRIA DE D. PEDRO II E A VOZ DE JOSÉ BONIFÁCIO
Lisboa, 29 de setembro de 2025.
Chegou à nossa redação a nota enviada pelo deputado Zé Quino, dando conta de um momento cultural que fez da capital portuguesa palco de história viva. Na Residência Oficial do Brasil, sob a hospitalidade do embaixador Raimundo Carreiro, foi lançado o livro José Bonifácio de Andrada – Patriarca da Independência do Brasil e Fundador da Nacionalidade, de José Theodoro Mascarenhas Menck, publicado pela editora Tinta da China. A sessão foi organizada pelo Dr. Otacílio Soares e contou com a presença de Doorgal Andrada, descendente direto do Patriarca.
Estiveram presentes diplomatas de El Salvador, Timor-Leste, Venezuela, Guiné-Bissau e Argentina, além de diversas personalidades portuguesas. Entre elas destacou-se o deputado à Assembleia da República José Dias Fernandes, eleito pelo Círculo da Europa, acompanhado pelo deputado Marcus Santos.
UM BICENTENÁRIO EM MARCHA
Na mesma ocasião, o historiador, maestro e cineasta Malcolm Forest apresentou o programa oficial do Bicentenário de D. Pedro II (1825–2025), que atravessa o Brasil, Portugal, França e outros países. Na sua intervenção, evocou José Bonifácio de Andrada e Silva, tutor do imperador, pioneiro mundial da ecologia, autor de obra já publicada em 1815.
Recordou que a influência de Bonifácio deixou marcas no reinado de D. Pedro II, que, ao longo da sua vida, promoveu medidas de proteção das águas, das florestas e da vida. Uma herança que chega aos nossos dias como exemplo de responsabilidade e visão.
autor: Quelhas
Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários:
Enviar um comentário