Pesquisar neste blogue

Übersetzung in Ihre Sprache

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 7 de março de 2025

A reunião na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas: Chega, Repórter X e Mães unem-se na luta por crianças portuguesas retiradas na Suíça

A reunião na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas: Chega, Repórter X e Mães unem-se na luta por crianças portuguesas retiradas na Suíça


A Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas (CNE CP) agendou uma reunião para o dia 12 de Março de 2025, às 11h30, num local ainda a ser definido. A reunião foi solicitada pelo Chega e que por sua vez solicitou ao presidente da comissão, o deputado Sérgio Sousa Pinto, e incluirá, entre os pontos da ordem do dia, um requerimento do Grupo Parlamentar do Partido Chega. Este requerimento solicita a audição do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e do Embaixador da Confederação Helvética, Denis Knobel, sobre alegações de institucionalização forçada e maus-tratos a crianças de origem portuguesa na Suíça. Também serão discutidas as actas das reuniões anteriores, de 26 de fevereiro e 5 de março de 2025.

O caso ganhou mais notoriedade após a intervenção da Revista Repórter X, contactada pelas mães afectadas pela situação, que perderam os filhos devido à actuação da KESB. A partir daí, o fundador da revista, João Carlos Quelhas, (pré-candidato à presidência da República Portuguesa, Jan. 2026) entrou em contacto com o Sr. Deputado do Chega, deputado pela Europa, o que ajudou a dar maior visibilidade à questão e também aos Lesados da SUVA. Hoje, a Revista Repórter X recebeu a notícia de que haverá uma reunião com o Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e com o Sr. Embaixador da Suíça em Portugal.

O processo começou com várias entrevistas ao vivo e, posteriormente, um telefonema ao deputado José Dias Fernandes, que, após ser eleito, não desistiu e levou o caso diversas vezes à Assembleia da República. A pedido da Revista Repórter X, o deputado veio à Suíça para conversar com os cidadãos portugueses, tanto junto da representação do governo da AD, Aliança Democrática, como da representação do consulado de Portugal em Zurique e da Embaixada de Portugal em Berna. Voltou à Suíça para uma reunião com o cônsul de Portugal em Zurique, Gonçalo Motta, e a Revista Repórter X continua a apoiar a luta das vítimas, mantendo a esperança com esta próxima reunião.

A Revista Repórter X continua a dar voz às mães afectadas por esta situação e recolhido diversas histórias em directo em vídeo no Streamyard sobre as crianças retiradas pela KESB. Algumas dessas crianças foram entregues a família de acolhimento e outras para adopção, como confirmou uma mãe que perdeu duas crianças, uma para cada uma dessas situações. Além disso, uma mãe e filha adulta, adoptada, também confirmaram ter sido retirada da sua família biológica.

O Sr. Deputado do Chega, José Dias Fernandes acrescenta na nota de envio:

"O meu trabalho não é enganar os emigrantes, é defendê-los e dar-lhe voz no Parlamento, tinha-lhe dito que quando tivesse a certeza que o metia ao corrente, sou homem de palavra e cumprirei com o meu dever e assumirei a responsabilidade por todos os que me elegeram"

O director da Revista Repórter X reforça que o deputado José Dias Fernandes foi o responsável pela organização de uma equipa de trabalho e, posteriormente, após a sua constituição, organizou uma reunião com várias mães e membros activistas na Suíça. O encontro contou com a presença de políticos suíços e de um grande grupo de deputados do grupo parlamentar do Chega na Assembleia da República. O deputado desempenhou um papel notável para alcançar este desfecho e reafirmou o seu compromisso, sublinhando que foi eleito para defender os interesses dos emigrantes e não para perder tempo com filosofias baratas que apenas servem para os enganar. Segundo afirmou, há mais de 25 anos que os emigrantes têm sido enganados por aqueles que os representaram e continuam a representar no PS e no PSD.


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: