Pesquisar neste blogue

Übersetzung in Ihre Sprache

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

A vida de Rogério Sampaio e com quem se cruzou em três continentes

A vida de Rogério Sampaio e com quem se cruzou em três continentes:



A Vida de Rogério Sampaio é um caminho largo, feito de partidas e regressos, idvas e vindas, onde cada viagem gesto tem o seu propósito, focado na ajuda ao próximo, especialmente nos amigos da Suiça, que durante muitos anos tiveram no Rogério Sampaio e o seu trabalho porto seguro. Mesmo vivendo em Portugal continua apoiando quem o procura. A sua vasta experiência e conhecimentos das leis e normas suíças, fazem dele uma referência, sem misturas nem sombras.
 
Ex-sindicalista da Syna em Zurique, ergueu o seu nome no trabalho e na confiança, e hoje reparte o tempo da aposentadoria entre negócios, lazer e ajuda aos mais desfavorecidos. Vivendo entre Portugal, Suiça, Brasil e Guiné-Bissau, com a tranquilidade de quem sabe o que construiu.

Na Guiné-Bissau regressa sempre para matar saudades e para apoiar causas sociais, tais como hospitais, escola e crianças vulneráveis com pouca proteção. Exemplo é o empenho na edificação da velha Escola Zé Djambakus. 

O José da Silva, conhecido como Zé Djambakus ou Curandeiro, que faleceu há duas semanas, sem ver o sonho da escola terminada, era um homem simples. Com o dono que Deus lhe deu, tinha conhecimentos impiricos, baseadas em plantas medicinais, virava bastantes doentes, daí o nome Zé Curandeiro ou Djambakus. Chegou a fazer internamentos de doentes que o procuravam.

A sua morte há duas semanas trouxe pesar para toda a comunidade. Para o seu enterro, feito de forma tradicional, como era o desejo dele e dos filhos, Rogério Sampaio, embora no Brasil, pediu ao Romisio Sampaio, Victor Da Costa Fati, Besna para o representarem e colaborarem com ajuda para o funeral digno a um homem de bem, que pautou toda a sua vida a ajudar o próximo. O professor e todos os alunos da escola fizeram-se representar.

Em memória desse homem, Repórter X, Rogério Sampaio e os demais doadores pensam que a melhor homenagem que podemos prestar ao Zé Djambakus é angariarmos fundos para cobrirmos a escola.

Desta feita, ergue-se agora a nova escola ao lado da escola velha, já levantada mas ainda sem cobertura. Refira-se que Rogério Sampaio decidiu dar dignidade às crianças e, como tinha comprado uma máquina de fazer blocos, lançou uma campanha de angariação de fundos, em a Syna Zurique imigrados e vários amigos colaboraram. Localmente os pais das crianças e os jovens deram o corpo ao manifesto e, conforme arranjavam dinheiro para cimento, iam erguendo a nova escola, obra que precisa de ser concluída para dar às crianças o abrigo que a velha construção já não consegue oferecer, está a faltar a cobertura.

Posteriormente pensamos nas portas e janelas e tudo o interior, bancos, mesas e material didáctico. Rogério Sampaio, que tem uma conta bancária identificada e transparente, é pessoa de confiança do João Carlos Quelhas da Revista Repórter X. Assim, através de apoios de amigos, está envolvido na divulgação e no pedido de verbas para terminar a obra. Estão a recolher fundos, com clareza, honestidade e propósito firme, para colocar o telhado e entregar à comunidade uma escola digna.

No Brasil segue os negócios, na Suíça revê amigos e faz os seus controlos médicos, em Portugal desfruta o fruto do que conquistou com as suas economias, gerindo à distância o que construiu ao longo de uma vida lutada. Para Rogério Sampaio, a família e os amigos são o centro, a raiz antiga que nunca falha. Por onde passa é recebido, conversa, partilha, dá entrevistas, participa em encontros e continua a ir às festas da Syna, porque as raízes, quando são verdadeiras, nunca se perdem.

Para doar, contacte no WhatsApp:
Rogério Sampaio
+41 78 653 20 46


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: