Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

1600 pessoas encheram o Centro Cultural de Belém para assistir à estreia Moderna da Opereta Maria da Fonte

1600 pessoas encheram o Centro Cultural de Belém para assistir à estreia Moderna da Opereta Maria da Fonte




A Vice-presidente e Vereadora da Cultura, Fátima Moreira esteve presente, ontem, na estreia moderna da Opereta Maria da Fonte. Este espetáculo, que decorreu no grande Auditório do Centro Cultural de Belém, foi o ponto alto da Semana Maria da Fonte.

Com as atenções focadas no palco, à espera que subisse o pano da boca de cena, foi do fosso que surgiram os primeiros acordes da Orquestra Sinfónica Portuguesa. No plateau surgiram depois, à medida que as várias cenas se iam desenrolando, os solistas do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos que encarnaram as várias personagens: Cátia Moreso (Maria da Fonte), Luís Rodrigues (Abade Cortições), Marco Alves dos Santos (Ludovino), Eduarda Melos (Joana), Inês Simões (Perpétua), André Henriques (Onofre), Tiago Matos (Vilar) e João Merino (Aniceto).

A estreia desta opereta, cuja direção musical esteve a cargo de João Paulo Santos contou, ainda, com as fantásticas interpretações de vários outros atores que contribuíram para que esta estreia não defraudasse as expectativas criadas ao longo da última semana, em que este evento foi sobejamente divulgado em toda a imprensa nacional.

Com a duração de 90 minutos, esta obra musical do autor Augusto Machado, dinamizada pelo Laboratório de Ópera Nacional, que sob a direção de Jenny Silvestre, assumiu o processo a recuperação dos manuscritos originais e a preparação deste espetáculo, será ainda apresentada nesta terça-feira, 14 de Novembro. Esta reposição destina-se a crianças e pessoas mais idosas e terá, também, áudio descrição e tradução em língua gestual portuguesa.

Além da recuperação e preservação do património musical histórico, esta foi também uma feliz tentativa de aproximação da investigação científica e das diferentes formas de cultura ao grande público, que visou também a promoção da coesão territorial e a igualdade de género.

Para quem pode assistir a esta récita naquela sala emblemática da cultura nacional, foi uma oportunidade única e irrepetível. No entanto, estão a ser encetadas diligências para que a opereta seja reposta nos Municípios da Póvoa de Lanhoso e de Fafe, no próximo ano, criando-se uma nova possibilidade para que todos/as que o desejarem possam desfrutar desta pérola única e tão identitária da Póvoa de Lanhoso, agigantando o nome da Maria da Fonte fora de portas.

 

Com os melhores cumprimentos

_______________________________________________________________________________________________________

 

 

 


GABINETE DE C
OMUNICAÇÃO
MUNICÍPIO DA PÓVOA DE LANHOSO
Av. da República | 4830-513 Póvoa de Lanhoso
Telf.: 253 639 700 | Ext. 369
www.povoadelanhoso.pt


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: