Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Júlio Vilela, Embaixador de Portugal na Suíça, usa ou não a rede social linkedin!?

Júlio Vilela, Embaixador de Portugal na Suíça, usa ou não a rede social linkedin!?



Bom dia portugueses e portuguesas, a rede social Linkedin é pouco usada pela Revista Repórter X, no entanto vou lendo algumas coisas que para mim tem interesse. Desta feita encontrei um tema que me apeteceu ler, “Portugal na Suíça (150 anos de presença diplomática)” escrito em nome do Ex.mo Sr. Dr. Júlio Vilela, Embaixador de Portugal na Suíça, o que se questiona é se o nosso Embaixador usa ou não a rede social Linkedin!?

 

O cabeçalho da notícia, segundo o Embaixador, histórica, está abaixo e depois segue-se um Link cujo nos leva a ler a notícia ou citação na integra e para perceberem o porquê de eu abordar esta questão, sigam o raciocínio.

 

“Portugal na Suíça (150 anos de presença diplomática): o Tratado de extradição de criminosos, celebrado a 30 de outubro de 1873.

 

Retomando a série de notas breves sobre os primeiros acontecimentos que marcaram no plano da história a relação bilateral entre Portugal e a Suíça, cumpre hoje recordar que uma das primeiras incumbências atribuídas ao primeiro representante diplomático de Portugal na Suíça foi o da negociação de um Tratado de extradição de criminosos em 1873.”

 

O que se passou, porque razão sucedeu e como decorreu, pode ser conhecido consultando  https://lnkd.in/eTa58pgK

 

Júlio Vilela

 

NOTA: Portanto deve abrir o Link para ler o artigo

Portugal na Suíça (150 anos de presença diplomática)

 

Ora bem, quando o veredito fala na emigração também me toca e assim respondi ao texto e não precisamente ao Sr. Júlio Vilela, é assim que está assinado! Nos meus comentários e respostas, houve prontamente resposta á resposta o que me deixou a desconfiar que o Sr. Dr. Júlio Vilela, Embaixador de Portugal na Suíça, não teria tempo para usar e responder na rede social Linkedin!?

Vamos ao contexto e leiam bem o raciocínio dos dois lados!

 

RX - A Suíça não extradita, a Suíça para tudo que não lhe interessa tem um sistema incutido na Lei que os protege, para poderem penalizar os emigrantes. Enquanto os emigrantes trabalham e são saudáveis e pagam impostos, estão protegidos, mas quando tem algum azar na vida, por vezes inapto para o trabalho por doença ou acidente, os governantes suíços, polícia, instituições do estado, médicos, advogados, segurança social, tribunais e afins, sempre vão tentar-te tirar o tecto até que você desista e regresse ao país de origem com as mãos a abanar e sem receber os seus direitos, quando sempre cumpriu os seus deveres.

 

JV - A Evocação efetuada é uma reflexão histórica sobre a relação bilateral. Não se pronuncia sobre a organização do Estado Suíço ou Português. Este espaço deve ser utilizado no quadro da notícia aqui divulgada e não para suscitar questões totalmente fora do contexto e sem qualquer interesse para o tema.

 

RX - Caro senhor ou cara senhora, para já apagou a resposta ao meu comentário, coisa que o Sr. Embaixador não o faria! Segundo, creio que quem está por trás do PC não é o nosso Embaixador e sim um hacker/anônimo... Depois o artigo publicado fala em 150 anos de presença diplomática, mostre-me o documento original, sou como São Tomé, acredito quando vejo. Por outro lado, a primeira imigração aconteceu no Séc. XX, anos 30 por aí! Ou seja, no meu raciocínio e eu que estudo a Suíça, no entanto não posso comentar com todas as afirmações sobre a diplomacia portuguesa em terreno Helvético, mas ninguém é parvo para pensar o contrário daquilo que eu penso, pois acho mesmo que é MENTIRA, porque para haver Diplomacia entre países, tinha de obrigatoriamente haver imigração entre os dois países. E se vossemecê está a usar o nome do nosso Embaixador é crime. Sugiro que me diga por favor quem é que escreve e se for realmente o Sr. Embaixador, deve ele mesmo me telefonar para eu ter a real certeza ou vou fazer uma queixa crime contra terceiros ao ministério público por extorsão de identidade e faço-o, porque fazem o mesmo comigo.

 

Nota: Não respondi exactamente ao seu comentário, por o mesmo já não estar disponível.

 

JV - O espaço aqui disponibilizado pode ser naturalmente usado para comentar o que é publicado.

Deve ser, contudo, evitado duvidar-se da idoneidade ou veracidade do que se publica e de quem o edita e torna púbico.

 

RX - A Evocação prescrita dá a entender sim, que houve supostamente um acordo entre Suíça e Portugal cujo extraditavam imigrantes criminosos, logo evoca os dois estados! Se a ideia é outra, então está mal explicado, porque este é o contexto correcto. Apenas me refiro á extradição! À posteriori e como deixei o texto anterior, confesso desconfiar que se trata de um espaço fidedigno, acho que não é o Sr. Embaixador a ter este trabalho! Terá ele mais que fazer, não?

 

RX - Sr. Dr. Júlio Vilela confirme por favor através da embaixada se é você? Ao telefone para o consulado, disseram-me que poderá não ser o Sr. Embaixador! Custa-me a crer e é de desconfiar, que, seja o nosso Embaixador, pois tenho uma questão pendente e não tenho resposta ao exposto pelo telefone nos serviços de Chancelaria!

 

Nota; mais uma vez deixo um comentário no local errado, porque não consigo onde pretendo.

 

JV - Exmo. Senhor.

Não consigo entender a sua dúvida. Estas notícias publicadas no Linkedin sob meu nome, são apenas feitas por mim ou quando feitas por outrem (pessoa singular ou instituição), por mim retransmitidas no meu perfil daquela rede social.

Não sou o autor do que apareça sob nome de outrem.

Mais esclareço que em Berna não existe Consulado.

 

Cumprimentos,

Júlio Vilela

 

 

 

Depois de termos trocado conversas, começamos a falar melhor a nossa língua, refiro ao último parágrafo, diz o mesmo que não entende a minha dúvida de desconfiar quem está atrás daquele teclado da Embaixada:

 

“Estas notícias publicadas no Linkedin sob meu nome, são apenas feitas por mim ou quando feitas por outrem (pessoa singular ou instituição), por mim retransmitidas no meu perfil daquela rede social.”

 

Logo se percebe que é o nome do Sr. Dr. Júlio Vilela, Embaixador de Portugal na Suíça, a usar rede social Linkedin, mas também as dúvidas foram tiradas com esta resposta, portanto pode ser alguém com conhecimento dele, a secretária ou um jornalista, mas também se coloca a dúvida que a maior parte dos artigos não são escritos por ele e tão pouco ele, o Sr. Embaixador deve aprofundar a leitura dos mesmos e ir á raiz dos mesmos e apenas assina provavelmente a fonte escrita!? Se assim for não é legítimo, porque quem escreve é que tem de assinar. Para mim, este artigo em causa, e porque nunca me responderam ás questões principais e responderam ás minhas indignações ou opiniões formadas em torno da embaixada e não em si nas questões da notícia ou prescrito histórico! O que eu e, nós queremos saber é se há 150 anos havia emigração portuguesa na Suíça ou refere-se à imigração dos países fronteiriços, mas como evoca Portugal está visto que se refere a Portugal!?

 

Quando falamos em Extraditar, evocando Portugal, não importa se foi no passado ou no presente ou se foi sobre a relação bilateral entre Portugal e Suíça, que por sinal só fazem acordos que nada interessam aos Portugueses, caso do Acordo de Schengen que nos obriga a pagar três impostos, o imposto aqui na Suíça, o imposto sobre riqueza em Portugal e o imposto que somados a riqueza que possuímos nos dois países acima dos cerca de 200 mil euros paga o tripulo imposto. Depois e é disso que estamos a falar; a primeira imigração aconteceu no Séc. XX, anos 30, mas lembro dos anos 60/70! Portanto o documento aqui citado e como eu digo num comentário, há 150 anos não havia imigração portuguesa na Suíça, até porque a primeira imigração surgiu no Brasil, depois França.  Responda-me o Sr. Embaixador que fonte lhe conferiu esta notícia perplexa? Não podia haver nenhum acordo, repito, sem haver emigração nesse tempo! Talvez na Guerra Mundial de 1914 ficassem por lá alguns militares…

 

Como pode a pessoa em nome do Sr. Embaixador me dizer o seguinte:

“Deve ser, contudo, evitado duvidar-se da idoneidade ou veracidade do que se publica e de quem o edita e torna púbico.”

 

Pois não é para menos, tal como explico nas alíneas atrás, uma coisa é ser o Sr. Embaixador a escrever e outra coisa é ser o carrasco do Sr. Embaixador a escrever na integra e a responder! A idoneidade não é posta em causa, o que hoje se escreve de errado num livro, daqui a 100 anos passa a ser verdade Vossemecê teria de usar o que na história está escrito. Onde está escrito? Repito, o Sr. Embaixador não teria tempo para responder ao que não interessa e deixar de lado outras questões, porque até agora não me respondeu num e-mail OFICIAL da Embaixada ou um telefonema a confirmar se o perfil é próprio ou falso!?

 

Numa das respostas e que me deixou de todo indignado é a resposta a seguir:

 

“Mais esclareço que em Berna não existe Consulado.”

 

Eu falei com um Sr. Chamado José, que se identificou a falar da Secção Consular - Embaixada de Portugal na Suíça e que os mesmos serviços não passavam a ligação para a Chancelaria, quando um dia anterior eu falei com alguém da Chancelaria...! Em que ficamos?

 

Nota: Posto isto, há todo o tempo do mundo para andar nas redes sociais, mas não há tempo e não há interesse em falar de assuntos com portugueses da Suíça quando se pede e expões certas exposições. Talvez para certas e determinadas pessoas haveriam outros interesses? O que me faz confusão é que para festas todos os políticos estão sempre presentes. Ou será que os telefonistas na Embaixada teem ordem ou decidem por eles mesmos não passarem o telefone ao Sr. Embaixador, portanto o Sr. Embaixador nem sequer sabe de nada, ou seja remetem ao silêncio os mesmos funcionários que usam o nome do Sr. Embaixador, que para mim também pode ser uma pessoa fora da Embaixada, até eu o poderia fazer! Eu exijo que o Sr. Embaixador me telefone para esclarecer quem usa a rede social e posta coisas e não responde a questões e também tenho um assunto que considero crime e que expus ao Sr. José e que a telefonista prometeu que o Sr. Embaixador me ia ouvir, envolve pedófila, extorsão de dinheiro entre pessoas Angolanos em Luanda, Lisboa e Zurique. (já escrevi um artigo sobre o assunto). Também se pediu por duas vezes uma entrevista online no Streamyard e foi declinado, aceitaram só por escrito e quem me diz a mim que quem responde é o Sr. Embaixador!

Cumprimentos, 

 João Carlos Veloso Gonçalves 



Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: