Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso reconhece mérito do trabalho das Eco Escolas
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, e a Vereadora da Educação, Fátima Moreira, participaram no Hastear das Bandeiras Eco Escolas, que decorreu nos estabelecimentos pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL), na manhã de 9 de novembro.
O diretor do AEPL, Ângelo Dias, e o Chefe de Gabinete da Presidência, Fernando Ribeiro, também participaram nestes momentos, que tiveram o ponto alto na Escola Básica do Ave. “Hoje, é um dia muito especial, porque tudo aquilo que seja bem feito na Póvoa de Lanhoso e que destaque o nome da Póvoa de Lanhoso é importante para o nosso concelho”, começou por referir o Presidente da Câmara, destacando que, pela primeira vez, o Município tem um Eco Agrupamento, o que significa que todos os estabelecimentos que lhe estão afetos (desde o ensino pré-escolar até ao Secundário) são Eco Escolas.
“É um trabalho que vem de longe, vem de há alguns anos, em que temos vindo a implementar boas práticas. Essas boas práticas têm dado resultado e esse resultado está agora em todas as escolas do Agrupamento. Portanto, uma palavra de reconhecimento pelo trabalho que têm feito neste Agrupamento e uma palavra de parabéns, de força e de coragem para continuarmos a fazer esse trabalho. Porque este trabalho que está associado a este galardão e às Eco Escolas é um trabalho que nunca vamos poder deixar de fazer”, reforçou o autarca Povoense, Frederico Castro, perante as crianças e jovens que frequentam a Escola Básica do Ave.
Foi de resto a comunidade estudantil a protagonista da manhã, tendo dinamizado, juntamente com o corpo docente, uma sessão que, para além do Hastear da Bandeira Eco Escola, também deu destaque aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e ao projeto-piloto que visa a não utilização de telemóveis dentro das salas de aula em que já participam 10 turmas do AEPL, sendo estes momentos aliados à comemoração do S. Martinho, com o tradicional magusto.
Durante a manhã, também as crianças do Jardim de Infância de Garfe, do Jardim de Infância de Travassos e do Jardim de Infância de Simães bem como os/as jovens da Escola Secundária receberam a visita de representantes da Autarquia e do Agrupamento de Escolas, participando em conjunto no hastear das respetivas Bandeiras Eco Escolas.
Póvoa de Lanhoso aumentou número de Eco Escolas
Depois do desafio lançado, há um ano, pela Câmara Municipal aos dois Agrupamentos de Escolas do concelho, em 2023 a Póvoa de Lanhoso aumentou para oito o número de estabelecimentos galardoados como Eco Escolas.
As comemorações do Dia das Bandeiras Verdes decorreram no dia 13 de outubro, em Braga. Resultado deste trabalho de sensibilização ambiental que as escolas Povoenses, juntamente com o Município e com o Centro de Interpretação Carvalho de Calvos, têm vindo a desenvolver, este ano, o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso foi reconhecido como Eco Agrupamento, a Escola Básica do Ave foi distinguida como Escola Madrinha e a EPAVE foi premiada no âmbito de um dos Desafios 2022/2023, o que assegura que as Terras de Lanhoso encontram-se no bom caminho no que se refere à educação para a consciencialização das gerações mais novas e da comunidade educativa para o desafio de contribuir para um mundo mais ecológico, mais sustentável e mais justo.
Com os melhores cumprimentos
Berta Carvalho Zehrfuss
|
|
| |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário