Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

A amizade que levou à queda do primeiro-ministro - O que vai Marcelo Rebelo de Sousa fazer?

Fotografia de Ricardo Conceição
Ricardo Conceição

Enquanto dormia…

… Apurámos que Lacerda Machado terá sido contratado pela ligação próxima a António Costa e Vítor Escária. O Ministério Público acredita que o advogado e amigo do primeiro-ministro funcionou como pivô entre os vários protagonistas do caso que levou à queda de Costa. Há suspeitas sobre a atuação de cinco atuais ou ex-membros do Governo. Além de reuniões na residência oficial do primeiro-ministro, os procuradores do Ministério Público sinalizam a realização de encontros na sede nacional do PS, no Largo do Rato.

No centro deste furacão está o caso do lítio. Há três projetos ligados à transição energética que levantam dúvidas e estão sob investigação: um centro de dados e uma central de hidrogénio, em Sines, e ainda a exploração mineira de lítio em Trás-os-Montes.

E o que vai o Presidente da República fazer? Marcelo Rebelo de Sousa ouve esta quarta-feira os partidos com representação parlamentar e na quinta-feira reúne-se o Conselho de Estado. O cenário mais provável será o da dissolução do Parlamento e eleições antecipadas no início do próximo ano. Marcelo Rebelo de Sousa deverá falar ao país amanhã, quinta-feira.

O Presidente da República saiu do Palácio de Belém para um passeio higiénico. Marcelo Rebelo de Sousa faz todos os dias uma caminhada e nem a crise política o travou, mas desta vez ficou em silêncio. Esta é uma das entradas em desataque no liveblog do Observador, em que acompanhamos ao minuto a atual situação política. Esta crise é também o tema central do episódio desta quarta-feira do podcast “A História do Dia” – Como é que Costa caiu em apenas cinco horas?

Entre os partidos não é unânime a ideia de eleições antecipadas. O PS tenta explorar as soluções que evitem uma ida às urnas e a opinião de Pedro Nuno Santos será tida em conta. As reações foram-se sucedendo ao longo desta terça-feira, com o PSD a encerrar as declarações dos líderes partidários. Por exemplo, o PCP defende que o tempo “é de soluções e não de eleições”. O PAN também tem dúvidas e o Livre diz-se pronto para qualquer cenário. Já os restantes partidos defendem a dissolução do Parlamento e eleições.

O que pensam os ouvintes da Rádio Observador sobre a demissão de António Costa? O primeiro-ministro foi vítima dele próprio? Ou a culpa é da Procuradoria Geral da Republica? São perguntas lançadas esta manhã por José Manuel Fernandes e Helena Matos, os anfitriões do Contra Corrente. É muito simples participar, para isso basta seguir estes passos. A Rádio Observador vai ao longo desta quarta-feira acompanhar em direto os principais momentos do dia e temos vários comentadores convidados.

Forças israelitas estão no “coração de Gaza”. A ofensiva militar prossegue com Israel a reclamar vitórias. O Observador continua muito atento no acompanhamento ao minuto da evolução do conflito no Médio Oriente. Encontra as notícias que marcam este dia no nosso liveblog dedicado à guerra em Israel.

Para respirar um pouco da crise política, mas sem perder a concentração, o Observador oferece dois jogos e vários podcasts sobre mil um temas. Aqui fica um exemplo: no Ciência Pop desta semana, o professor Carlos Fiolhais e João Miguel Santos aproveitam uma viagem à Polónia para lembrar a nobreza de Marie Curie, que nasceu naquele país. No campo dos jogos, temos duas propostas: o AbraPalavra, seis tentativas para descobrir a palavra do dia de cinco letras. E também números, no Sudoku vai ter  de arrumar os algarismos de 1 a 9 sem repetições. Há três níveis de dificuldade disponíveis.






































































































Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: