Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 3 de outubro de 2023

360º — Um PS nervoso com a habitação, um partido Republicano em cacos, e irá Espanha a novas eleições?

O Sp. Braga fez história ao recuperar de uma desvantagem de dois golos para a vitória no formato atual da Champions, e Castro, o herói improvável, foi o grande foco da festa. Já o Benfica com um treinador paralisado no banco, não conseguiu ultrapassar o Inter de Milão, que chegou ao golo num lance ilegal.
Fotografia de Maria Ramos Silva






















Maria Ramos Silva

Enquanto dormia…

… deputados e dirigentes percorriam os corredores do PS cada vez mais nervosos. Da “bolha” para a rua, onde o protesto vai escalando, há mesmo quem considere que é no campo da habitação que “se joga o futuro do Governo”. A Mariana Lima Cunha e a Rita Tavares tomam o pulso à “frustração” com o tema e explicam como os socialistas tentam dissolver a ideia de que se esteja a formar uma nova frente de ataque contra o Governo, com inevitáveis custos eleitorais.

Pela primeira vez na historia norte-americana, um presidente da câmara baixa do Congresso, Kevin McCarthy, foi afastado por votação dos membros. Esta terça-feira, oito representantes do seu próprio partido decidiram a favor da destituição do republicano, que chegara a acordo com os democratas para evitar o encerramento de algumas agências federais. A editora de Internacional Cátia Bruno explica o que está em causa e quem mais ganha com a tendência que os eleitores têm para culpar os políticos em geral pela paralisão do Congresso — “Donaldo Trump, está claro”.

Em Espanha, a presidente da Mesa do Congresso, Francina Armengol, comunicou a decisão do Rei Felipe VI, que decidiu propor a investidura do segundo candidato mais votado nas eleições gerais espanholas, o socialista Pedro Sánchez. Depois da tentativa falhada do PP, o Ricardo Conceição conversa com o jornalista José Carlos Duarte no podcast A Historia do Dia. Espanha vai de novo a eleições? É a pergunta que se impõe por estes dias.

Em Roma, começa hoje a assembleia do Sínodo dos Bispos, que até ao próximo dia 29 deste mês vai reunir no Vaticano 400 pessoas ligadas à Igreja. A Adriana Alves vai seguir ao minuto este novo modelo, encabeçado pelo Papa Francisco, que pretende envolver todos os fiéis no processo, e que pela primeira vez na história vai conceder o direito de voto às mulheres.

A três dias da festa em Mafra, o Contra-Corrente de hoje é dedicado ao casamento real. Pode entrar em direto na Rádio Observador, e juntar-se em antena ao José Manuel Fernandes e a Helena Matos, que debatem o tema a partir das 10h10. Pode (ou deve) a República associar-se e aplaudir o evento?

Na Liga dos Campeões, sortes distintas para as equipas portuguesas. O Sp. Braga fez história ao recuperar de uma desvantagem de dois golos para a vitória no formato atual da Champions, e Castro, o herói improvável, foi o grande foco da festa. Já o Benfica com um treinador paralisado no banco, não conseguiu ultrapassar o Inter de Milão, que chegou ao golo num lance ilegal.

Termino apropriadamente com canções de despedida. Esta semana, o podcast Isto Não Passa na Rádio põe a rodar os derradeiros discos de vários artistas e bandas, de Cohen a Beastie Boys, d’A Naifa a Jobim.


















































































Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: