Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Revista Repórter X Editora Schweiz - Online - Nº 20 - Especial Visita à Guiné-Bissau - 12 Out. 2023 (emigrante guineense encontrou a escola e hospital pior que um kindergarten)

Deixo a minha conta bancária, onde quem quiser, poderá contribuir com a sua ajuda.

Visita à Guiné-Bissau

 

Após quatro anos de ausência devido a diversas situações conjunturais, políticas, a que veio juntar à Covid 19, pude de novo visitar aquele lindo país que é a Guiné-Bissau.

Guiné-Bissau, antiga colônia portuguesa situada na costa ocidental de África, é composta pela parte continental e insular com cerca de oitenta ilhas, conhecida como arquipélago dos bijagós.

O arquipélago dos bijagós tem paisagens deslumbrantes, praias encantadoras e uma densa vegetação praticamente virgem.

O clima é quente e húmido com alternância de seis meses tempo seco e seis meses tempo chuvoso.

Aconselho vivamente umas férias a esse país maravilhoso e com povo acolhedor. Consultar: http://www.africa-turismo.com/guine-bissau/bijagos.htm 

Durante a minha estadia na Guiné-Bissau, além de visitar sítios maravilhosos, aproveitei para visitar escolas e hospitais a fim de me inteirar com a realidade do país e do povo.

Foi com grande surpresa, infelizmente desagradável que encontrei uma escola sem as mínimas condições de funcionamento, pior do que tinha deixado quatro anos antes. Apesar disso encontrei professores e alunos com entusiasmo e vontade de aprender a ler e escrever. As condições da escola contrastam com a coragem e vontade de professores e alunos em concluir o ano lectivo com sucesso. Essa situação tocou a minha parte humana e prometi enveredar esforços, para ajudar aquelas crianças a atingir os seus objetivos.

O meu primeiro gesto foi pedir aos professores quais eram as necessidades urgentes; concluímos facilmente que era urgente tapar com (Kirintim) painéis de palha entrelaçada, para evitar poeira, vento e chuva e adquirir o básico para qualquer escola.

 Mandei fazer dois quadros, um para cada sala. Financiei a festa do dia 1 de Junho, dia internacional das crianças, para que aquelas crianças pudessem sorrir nesse dia. Para que pudesse realizar esse pequeno gesto, contei com as doações de: João Gonçalves, Sandra Caetano, Carla Vieira, Carlos Galeano e naturalmente com o apoio e divulgação do REPÓRTER X e do amigo Quelhas.

A minha visita ao hospital de Bolama foi desolador, tinha ficado chocado com a situação da escola, pior fiquei com a visita ao hospital. 

Partiu o meu coração, ver as condições que os profissionais daquele hospital têm que enfrentar para tratarem os doentes. Não exagero, quando digo que esses profissionais são heróis, porque só quem quer arruinar o seu currículo, aceita trabalhar naquelas condições e eles trabalham com afinco apesar das adversidades.

Face à toda esta triste constatação, decidi apelar à todos os leitores e amigos de boa fé, que me ajudem aquelas pobre crianças, com um franco ou um euro, para levantarmos quatro paredes e cobrir com zinco, para que aquelas crianças, não tenham no próximo ano, estarem sujeitas a estudar ao relento.

Quanto ao hospital, qualquer oferta é bem-vinda, porque falta tudo. O pequeno gesto que Victor da Costa teve em oferecer termômetros e medidor de tensão arterial, foi recebido com imensa satisfação pela equipa hospitalar.

 

Deixo a minha conta bancária, onde quem quiser, poderá contribuir com a sua ajuda.

 

Rogério Tomaz José Sampaio

Novo Banco 

IBAN: PT 50 0007 0304 0004 5520 0050 5

 

UBS SUÍÇA:

IBAN  CH 88 0023 1231 4080 8388 0

 

A favor da Escola: Ponta Zé Guiné-Bissau

 

Para qualquer esclarecimento:

Contactar Rogério Sampaio

Whattsapp: +41 78 653 20 48

+351 962 835 410

Email: rotojosaster@gmail.com

 

 Rogério Sampaio, sindicalista

 

Sindicalista, Rogério Sampaio, dá voz á revista Repórter X na terra abandonada que o viu nascer, Guiné-Bissau. Na entrevista que deu ao João Quelhas citou a interajuda deste Órgão de comunicação social na Suíça ao seu povo, que resultou nalgumas ajudas e que nestes vídeos e fotos demonstra a precariedade da Escola e Hospital e ainda mostra algum material adquirido e a doação nessa visita. A Revista Repórter X Editora Schweiz ao longo dos tempos tem feito muitos pedidos de ajuda para a Suíça e para a Europa e resto do Mundo e nada tem sido em vão, as pessoas são solidárias. Nas imagens tem o Nr. ° de conta para doação em valores. Podem também doar objectos hospitalares e escolares. O Rogério Sampaio está marcado para que possam também ter contacto com este ex. Sindicalista na Suíça ou podem falar com o Quelhas ou membros da revista repórter X

 

Apelo:

em nome do guineense, ex. Sindicalista, Rogério Sampaio e da Revista Repórter X Editora Schweiz, pedimos apoio para escola em extrema pobreza e também para o hospital, cujo mostramos nas imagens, eu nem me atrevo a dizer, degradáveis, mas basicamente um barracão com ar natural onde entra o vento, a chuva e o sol e os insectos, as cobras e tudo mais. Aqui sim, retratamos um país do terceiro Mundo, cujo Portugal tem orgulho em dizer que faz parte das 7 nações a falar a língua de Camões e que não passa de marketing, pois que Portugal não é solidário com os povos de língua de expressão portuguesa e por isso peço aos portugueses que possam doar 1 franco ou 1 euro, pode fazer a diferença.

Nota:

vejam a felicidade que tem estas crianças guineenses, de tão pouco, ao cantar com os mestres o Malhão português e saberem que vão sair mais uma vez na revista repórter X na Suíça para todo o mundo, pois que já colheram fruto com o nosso apelo num passado bem recente, pois que emigrantes da Suíça foram solidários para com eles, no qual o Sindicalista e sua equipa, levaram material de madeira artesanal para tapar o sol com uma peneira, mas não a chuva e tempestais que advém em mau tempo, além de quadros em lousa e outros materiais didáticos.  Sejam solidários. Podem fazer contactos para o efeito. Obrigado. Rádio, TV, Revista, Repórter X

 


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: