Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Os riscos de um Medio Oriente "em chamas" e de um "melhor amigo" em funções. E ainda as explicações sobre a Parpública

Fotografia de Maria Ramos Silva
Maria Ramos Silva

Enquanto dormia…

… o Observador tinha acesso ao texto dos Procuradores à frente da investigação da Operação Influencer que recorrem para a Relação de Lisboa. Solicitam que aquele tribunal superior reconheça os perigos de continuação de atividade criminosa e de perturbação de inquérito dos cinco arguidos detidos em novembro, incluindo Diogo Lacerda Machado, “tanto mais que o primeiro-ministro [António Costa]”, tido “como o seu melhor amigo, continuará em funções pelo menos até ao dia 10 de Março de 2024”, justificam. De João Galamba, “autor e verdadeiro mentor” aos três pontos que mudaram a perspetiva sobre os factos indiciados, o Luís Rosa explica tudo o que está em causa.

A guerra na Faixa de Gaza continua a expandir-se. Entre protagonistas e um risco que permanece “elevado” de escalada num Médio Oriente “em chamas”, o José Carlos Duarte avalia os níveis de tensão. Depois de explosões no Irão, ataques no Mar Vermelho e da morte do vice líder do Hamas no Líbano, caminhamos para uma nova guerra mundial? Em novo episódio, o podcast A História do Dia continua a acompanhar o tema, que também é debatido a partir das 10h10 na Rádio Observador, em mais um programa Contra-Corrente. Pode seguir todos os desenvolvimentos ao minuto no nosso liveblogue, no dia em que o secretário de Estado norte-americano começa uma viagem com paragem “em várias capitais”.

Foi com sigilo, sob ordem do então ministro João Leão, que a Parpública foi comprando ações dos CTT em 2021, ficando-se nos 1,95%, à margem do radar das posições qualificadas. E é com ruído que a notícia foi conhecida e continua a suscitar respostas. Do como e porquê da operação, passando pelo que estava a ser negociado, bem como o papel que terão tido António Costa e Pedro Nuno Santos, a Alexandra Machado reúne todas as explicações. Depois do silêncio, o atual secretário-geral do PS, à época Ministro das Infraestruturas remeteu explicações para o Governo e assumiu: “Não sou eu que dou orientações à Parpública”.

Tem 943 páginas, 187 nomes e promete reativar em força o caso Jeffrey Epstein. Esta quinta-feira, começou a ser revelada a muito aguardada lista de pessoas associadas à rede de tráfico sexual. O Príncipe André de Inglaterra e o antigo presidente norte-americano Bill Clinton, já referidos no processo, são os primeiros confirmados.

Em dia de estreias no cinema,o novo ano começa entre um documentário de Wim Wenders e “Ferrari”, de Michael Mann. Para saber o que segue na próxima semana, basta contar com o Eurico de Barros. Para ir um pouco mais além e antecipar todo o ano, acompanhe a Rita Camarneiro no podcast O Melhor Emprego do Mundo e consulte as previsões para 2024.


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: