Projeto de Voto n.º 517/ XVI
De Pesar pelo falecimento do jornalista Daniel Ribeiro
Faleceu na passada sexta-feira, dia 10, em Lisboa, o jornalista Daniel Ribeiro, natural de Carregal do Sal, onde nasceu em 1953. Tinha 71 anos e viveu perto de quatro décadas em Paris.
Daniel Ribeiro era um jornalista reconhecido e respeitado, que chegou a Paris nos anos 80, tendo trabalhado durante cerca de uma década na secção portuguesa da RFI - Rádio France Internacional e depois como correspondente de O Jornal, do Expresso e da Antena 1. Foi posteriormente diretor de antena da Rádio Alfa, uma referência para a comunidade portuguesa na região parisiense e noutras partes de França. Era agora, desde há pouco tempo, o seu correspondente em Lisboa.
Na sua atividade profissional, destaque para a forma como acompanhou a política francesa e pelas suas inúmeras grandes reportagens, mas também a vida e a evolução da comunidade portuguesa em França, sobre a qual sempre teve um olhar muito atento, perspicaz e genuíno.
Só interrompeu a sua atividade jornalística em 1999, para desempenhar funções relevantes como porta-voz da missão diplomática portuguesa em Dili, durante o referendo à independência de Timor-Leste promovido pelas Nações Unidas.
Daniel Ribeiro era um homem singular, amante da liberdade, que vivia a vida com intensidade, que partilhava com a sua companheira, a soprano japonesa, Mieko Kamiya.
Profissionalmente, escrevia com profundidade e tinha bem consciência do poder transformador do jornalismo e do seu impacto social e político.
Assim, reunida em sessão plenária, a Assembleia da República lamenta a morte do grande profissional que foi o jornalista Daniel Ribeiro, transmitindo à família e amigos os seus mais sentidos pêsames.
Palácio de São Bento, 14 de janeiro de 2024
As Deputadas e os Deputados,
Paulo Pisco
João Paulo Rebelo
Sem comentários:
Enviar um comentário