Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

A confiança de Costa e de Putin no Natal que este ano se celebrou na Ucrânia a 25 de dezembro


Fotografia de Alexandra Machado
Alexandra Machado

Enquanto dormia…

… As palavras de António Costa na sua mensagem de Natal, a última deste ciclo de oito anos, motivavam críticas — com exceção (claro) por parte do PS.Juntos. Confiança. As palavras mais referidas pelo ainda primeiro-ministro na sua mensagem para aproveitar pouco mais de cinco minutos de tempo de antena. No balanço da sua governação autoelogiou-se pela reposição de rendimentos, diminuição da dívida pública, contas certas, aumento da qualificação dos portugueses e transição energética. Mas lançou o futuro: o país tem “muito trabalho em curso” que “não pode parar”, destacou, não referindo que o país irá para eleições em março. A oposição criticou a mensagem natalícia, apontando a Costa não ter falado de problemas concretos, como o estado da educação, da saúde, da habitação.
Are we saying goodbye?,pergunta Hania Raniem Dancing with Ghosts.

Em alturas de balanços, 2023 mostrou-se intenso.Há precisamente um ano o Correio da Manhã noticiava a indemnização de 500 mil euros à ex-administradora da TAP, Alexandra Reis. O gatilho para tudo o resto que se seguiu. Comissões de inquérito, demissões de Pedro Nuno Santos (já eleito secretário-geral do PS), entrada em cena de João Galamba, saída de cena de Galamba, pelo rastilho da Operação Influencer, que deitou abaixo o Governo. A História do Dia desta terça-feira recorda tudo isto. É o balanço do ano com o editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes.
Não importa se a porta fecha/A janela com certeza vai se abrir – mais um disco do ano – é de Rogê, Curyman

No Contra-Corrente desta terça-feira, Helena Matos debate, com os ouvintes, o projeto de lei do PS sobre a identidade de género. Para participar ligue 910024185.

Nesses balanços, não esquecer o caso das gémeas luso-brasileiras que atingiu o Presidente da República —que admitiu “situação pessoal muito desagradável” mas acabando por afirmar que a sua popularidade está “firme” — que tem feito tudo para se afastar da polémica, que desviou o epicentro para Lacerda Sales, ex-secretário de Estado da Saúde, e para o Dr. Nuno Rebelo de Sousa (filho de Marcelo, que o tratou por Dr. Nuno por várias vezes numa conferência de imprensa que deu para explicar o seu envolvimento).

Alexei Navalny foi transferido para uma colónia penal na região de Yamal-Nenets, a mais de 3.600 quilómetros de Moscovo, em Kharp. Há três semanas que os seus advogados não sabiam do seu paradeiro, depois da Rússia ter indicado que o tinha transferido de prisão. Está agora numas instalações remotas conhecidas por Lobo Polar. Navalny tem faltado a sessões de julgamento. Continua a ser levado a tribunal e a sua pena tem vindo a ser aumentada. Esta transferência acontece poucos meses antes das eleições presidenciais russas, marcadas para 17 de março. Durante o fim de semana, a comissão eleitoral rejeitou a candidatura de Yekaterina Duntsova, jornalista e advogada, crítica de Putin por erros nos documentos.
I feel very tired,canta Loraine James (Gentle Confrontation).

Na Ucrânia, a guerra está perto de marcar dois anos. “Quando é que brindamos à vitória?”,questiona-se na Rússia, certos de que estarão em vantagem — algo que não é certo e há quem fale de uma ligeira vantagem (se a houver). Este ano o Natal foi celebrado, pela primeira vez, a 25 de dezembro,uma aproximação ao Ocidente, um afastar da Rússia. Continua a seguir os acontecimentos na Ucrânia no nosso liveblog. 
This stupid world/Is all we have (assumem os  Yo La Tengo, no álbum lançado em 2023 This Stupid World).

Neste mundo (estúpido), segundo os Yo La Tengo, em Gaza o conflito entre Israel e Hamas continua a provocar dor e mortes.Nesta frente, os Estados Unidos terão recusado o pedido de Israel para o envio de helicópteros Apache, ao mesmo tempo que atacaram as instalações de militantes apoiados pelo Irão no Iraque. O Japão, por seu lado, impõe sanções a três membros superiores do Hamas. Continuamos a seguir os desenvolvimentos deste conflito em liveblog.
O que eu queria era voar daqui/Para outro lugar,canta Slow J, em Nascidos & Criados.

Ao longo deste texto foram sendo feitas referências a músicas destacadas pelo Observador nos 35 discos (e 8 canções) de 2023. Mas se é mais de leituras, destacámos 50 livros de 2023no cinema 12 filmesas melhores séries; e no teatro e na dança os 10 espetáculos que ficam na história de 2023. Em altura que o lazer convida a pausas deste mundo agitado também pode aproveitar os nossos jogos AbraPalavra e Sudoku. Ou uma outra sugestão. Oiça o chef Henrique Sá Pessoa a falar da ala sobre basquetebol, o início da carreira na cozinha e os prémios que continua a conquistar. É no programa 40 minutos.

Nesta newsletter encontra as notícias essenciais para começar esta semana bem informado. E já sabe que, ao longo do dia, temos toda a informação atualizada no nosso site e na nossa rádio. O fim do ano aproxima-se. Aproveite bem os últimos dias de 2023 (tem aqui uma ajuda para escolher como entrar em 2024).

Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: