Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

sábado, 9 de dezembro de 2023

Crónica de um adeus anunciado

Crónica de um adeus anunciado

 


A minha participação na Repórter X rondou a meia dúzia de anos.

Pontualmente escrevi um texto, no qual contava as minhas histórias, ou episódios da minha vida na aldeia, naqueles tempos de isolamento, miséria e muita censura…

Acabada de sair da vida ativa, a escrita que sempre por mim clamou, foi um oásis no meio deste quase deserto social em que voluntariamente me coloquei.

Porém, como soe dizer-se a vida dá voltas, o mundo modifica-se, infelizmente para pior, e eis-me aqui a dizer Adeus à revista que escancarou as portas para que eu pudesse publicar aquilo que, em cada momento, me assolava a alma…

De facto, também a Revista Repórter X, foi, por consequência e imposição das novas tecnologias, afetada e obrigada a transformar-se…

Sabemos, todos sabemos, como para a maioria é mais apelativo um écran do que um livro… as novas gerações, e mesmo muitos da minha geração, preferem passar horas a olhar para um écran, independentemente do tamanho do mesmo, do que mergulhar na leitura de um livro ou revista, que nos faça viajar além-fronteiras, ou que simplesmente acrescente algo ao nosso conhecimento.

Por isso são pouco vendáveis as revistas em suporte papel… É assim com as que já foram revistas de grandes reportagens e enormes tiragens… pense-se na revista Sábado ou revista Visão, esta que procurei no quiosque de jornais há cerca de 2 meses, por me interessar uma reportagem nela contida, para descobrir de simplesmente deixou de ser distribuída, aqui, no Alentejo Litoral, vulgo “Província” …

Assim a Revista Repórter X também ela inicia uma nova etapa da sua já longa vida, menos edições em suporte papel, mais edições online… é o mundo do digital a dominar os nossos dias…

Também eu, apesar dos meus 70 anos, acabo de iniciar uma nova etapa na minha vida…

Por acasos do destino, sem eu saber muito bem porquê, acabo de ser eleita para dirigir os destinos de uma IPSS, que é nada mais nada menos do que a Universidade Sénior de Sines, uma casa que movimenta mais de 100 alunos, nas mais diversas áreas desde o Cante alentejano ao Teatro, passando pelas Artes, História, Inglês etc…

Não sendo tão rigoroso quanto o horário a que estava obrigada nos últimos 7 anos de serviço público, é no entanto muito mais absorvente e exigente do que elaborar pareceres jurídicos sobre o que pode ou não fazer um eleito de um Município, até onde chegam, ou não as competências próprias ou delegadas…

Aqui, não interpreto a lei, aqui cabe-me decidir o quê, e como fazer para melhor contribuir para o envelhecimento ativo das populações deste escalão etário residentes no Município de Sines…

Esta a minha nova tarefa, este o meu novo desiderato…

E é por isso que termina, por aqui a minha colaboração com a Revista Repórter X…

Porém, não poderia fazê-lo sem ter uma palavra de apreço para com todos aqueles com que colaborei, e convivi, embora à distância…

Fiz parte da família Repórter X, também por acaso, porque os nossos caminhos se nos cruzaram nas Tasquinhas de Sines, numa noite quente de Julho, à beira da Praia Vasco da Gama…

Tudo começou aí, e foi estimulante…

A todos aqueles com que, entretanto, me cruzei, e especialmente a todos aqueles que se tornaram meus amigos, assinantes, colaboradores e representantes da Repórter X noutros países, envio os meus cumprimentos, e a minha sincera gratidão…

Entretanto, e porque é Natal, e logo, logo, o fim do ano, e porque no Ano Novo se renovam as esperanças, os desejos e por vezes até os hábitos, cumpre-me desejar a todos um Feliz Ano de 2024, que as guerras sejam apenas uma má memória, que os homens se tornem mais tolerantes com as diferenças, que se lembrem que ninguém é dono da verdade, cada um tem a sua, tudo depende do ponto de vista, lembrem-se do 6 e do 9…

Para a Revista Repórter X, e muito especialmente para o seu mentor, director e família desejo-vos a todos os maiores sucessos, que a nova Repórter X dê o tão desejado salto para o lado da maior visibilidade, e em suma que o ano de 2024 Vos dê tudo aquilo que mais anseiam…

Até sempre, com muita gratidão,

Dra. Lídia Silvestre, jurista



Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: