Número total de visualizações de páginas

Traductor de Português para outras línguas

sábado, 2 de dezembro de 2023

Póvoa de Lanhoso pioneira com Rota dos Monumentos Inclusivos

Póvoa de Lanhoso pioneira com Rota dos Monumentos Inclusivos

 


A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou a Rota dos Monumentos Inclusivos, um projeto inovador e pioneiro. Dar acesso ao conhecimento sobre o património do concelho, através de elementos interpretativos adequados às necessidades de cada pessoa, e atrair novos públicos são dois dos objetivos deste recurso.

Esta apresentação decorreu na manhã desta quinta-feira, 30 de novembro, Dia Internacional da Cidade Educadora, partindo do repto que o tema deste ano lança aos territórios: “A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora”.

“Sermos um concelho educador desafia-nos a que a Educação saia das paredes da escola. Enquanto comunidade, devemos proporcionar a todos momentos de aprendizagem contínua, aprendermos uns com os outros, aprendermos com aquilo que fazemos, com aquilo que disponibilizamos, com aquilo que temos. O projeto dos Monumentos Inclusivos é um desafio a que o património possa ser usufruído por todos, a que possamos comunicar com todos e levar a todos esta cultura associada ao património material”, referiu a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Fátima Moreira.

Nesta fase inicial, são oito os Monumentos que integram esta Rota: o Castelo de Lanhoso, o Castro de Lanhoso, a Igreja Românica de Fontarcada, a Estátua da Maria da Fonte, em Fontarcada, a Igreja Românica de Verim, a Ponte de Mem Guterres, o Santuário de Nossa Senhora do Porto de Ave e a Mamoa do Madorro. Segundo o arqueólogo da Câmara Municipal, Orlando Fernandes, pretende-se ir alargando esta rede a outros elementos do património da Póvoa de Lanhoso e ir melhorando os recursos proporcionados através dos contributos do público-alvo utilizador.

Proporcionar o acesso a informação simples, concisa e de forma segura e confortável, através de uma experiência multissensorial única e marcante, capaz de estimular toda a comunidade, é o que se procura. Este recurso conta uma narrativa histórica do concelho, tendo sido criada uma interpretação, simples e sintetizada, para cada elemento arquitetónico. Todas as informações foram produzidas em Português, traduzidas para Inglês, adaptadas para braille, Língua Gestual Portuguesa, áudio e um mapa que identifica os outros monumentos inclusivos. Estas informações estão organizadas em painéis interpretativos verticais, próximos de cada monumento. Os conteúdos também são disponibilizados na página eletrónica do Município (povoadelanhoso.pt).

A apresentação pública da Rota dos Monumentos Inclusivos contou com a intervenção da Chefe de Divisão dos serviços de Educação da Autarquia, Maria José Lourenço, que descreveu, de uma forma genérica, em que consiste e quais os princípios que enformam o conceito de Cidade Educadora: que vai para além das suas funções tradicionais e que reconhece o papel educador que tem na vida de todas as pessoas, assumindo como desafio permanente a formação integral de todos/as os/as seus/suas habitantes em todas as suas dimensões; um território em que a Educação extravasa as fronteiras das escolas, tem continuidade ao longo da vida e beneficia do contributo de todas as pessoas e de todas as instituições da comunidade.  Um território que acolhe todos/as nas suas múltiplas dimensões.

O momento inseriu-se na Semana Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação, que está a decorrer até ao dia 6 de dezembro e englobou ainda a intervenção da responsável pelo SIGO – Serviço municipal para a Igualdade de Género e de Oportunidades, Carla Melo, que deu conta das atividades seguintes, como o Café Concerto Inclusivo (no dia 5 de dezembro) e a iniciativa “Os livros da felicidade” (4 e 6 de dezembro), de entre outras. “Nós trabalhamos estas questões ao longo do ano, mas ao longo desta Semana queremos enfatizar o trabalho que estamos a desenvolver e que queremos desenvolver no sentido da não discriminação e da igualdade de oportunidades. Nesta Semana, quisemos dar um foco muito positivo naquilo que vamos fazendo e nas oportunidades que temos de dar a toda a gente e a todos sem exceção, nas mais diferentes manifestações, não só artísticas, mas em outras áreas, na sua plenitude”, considerou Fátima Moreira.

Na plateia, assistiram utentes da Casa de Trabalho de Fontarcada, da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga e da Assis, entidades com intervenção na área da deficiência, que foram desafiadas a criar um trabalho artístico sobre a Rota. Duas pessoas tiveram mesmo a oportunidade de ler, em primeira mão, placas com braille que serão colocadas junto aos monumentos selecionados. Devido ao estado do tempo, a visita a cada um dos oito Monumentos Inclusivos da Rota teve de ser adiada.

 

Com os melhores cumprimentos

Berta Carvalho Zehrfuss


 

 

 

 


GABINETE DE C
OMUNICAÇÃO
MUNICÍPIO DA PÓVOA DE LANHOSO
Av. da República | 4830-513 Póvoa de Lanhoso
Telf.: 253 639 700 | Ext. 369
www.povoadelanhoso.pt


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: