Falha de segurança na SBB e CembraPay: bilhetes de comboio comprados com roubo de identidade:
O suíço, Reto Pfammatter ficou em choque. «Os criminosos compraram bilhetes de comboio no valor de 457,50 francos e usaram o meu nome», contou ao Blick. A fraude foi realizada através de um esquema simples, que permitiu aos responsáveis explorar uma falha de segurança na CembraPay e nos Caminhos-de-Ferro Federais suíços (SBB).
No final de Novembro, Pfammatter encontrou uma carta no correio: uma cobrança no valor de 457,50 francos referente a bilhetes da SBB. Desconfiado, porque nunca realizou tal compra, entrou em contacto com a CembraPay. «Disseram-me de imediato que eu teria sido vítima de fraude. Nem sequer duvidaram», afirma.
Para a revista Repórter X este é um esquema simples e preocupante que a SBB deve assumir os erros!
Os criminosos criaram uma conta na SBB utilizando apenas o nome e a morada correctos de Pfammatter. Outras informações como o número de telefone e o e-mail eram falsas. Os bilhetes foram pagos através da opção de factura da CembraPay, colocando Pfammatter como devedor.
Os documentos pessoais não foram exigidos e logo mostra a responsabilidadeda SBB. A CembraPay confirmou por escrito que apenas o nome e a morada foram usados, efectuando uma «verificação de crédito» e enviando um código de confirmação para um número de telefone falsificado.
A SBB admite falha e promete melhorias, mas também deve rezolver os casos com o lesado imediatamente.
Questionada pelo Blick, a SBB reconheceu a existência da falha de segurança. «Estamos cientes de casos individuais, mas poderá haver muitos outros que desconhecemos», explicou Fabienne Thommen, porta-voz da SBB. «A totalidade do processo de cobrança é gerido pela CembraPay», acrescentou.
A SBB prometeu melhorias. «Estamos a desenvolver medidas para reforçar a segurança deste tipo de transacções», garantiu a porta-voz.
Adaptação: Revista Repórter X
Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial
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