A arte une artistas em exposições no qual se rendem uns aos outros; A.fe
Biografia – Ana Maria Fernandes (A.fe)
Ana Maria Fernandes assina as suas obras artísticas como A.fe, um acrónimo que reflecte a sua identidade criativa. Desenvolvendo o seu trabalho a partir do seu estúdio domiciliário, A.fe tem participado activamente em exposições individuais e colectivas, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Entre as suas participações mais recentes destacam-se exposições na Suíça (Art Basel), no Dubai (Hotel Pullman de Sarjah e Cultural Foundation, Sultan Bin Ali Al Owais, pela AvA Gallery), em Itália (Galeria Pina Vaticano, Roma), e em França (Carrousel du Louvre, Paris). Participou também na exposição virtual colectiva da Matos Gallery, de Espanha, bem como nas feiras Salon International d’Art Contemporain art3f, em Paris e Luxemburgo, pela AvA Gallery, e na Feira Internacional de Arte Contemporânea Art3f Madrid, pela Matos Gallery.
Em Portugal, o seu trabalho tem sido apresentado nas Simultâneas de Miguel Bombarda, em espaços como a Galeria REM Atelier Espaço Arte (Porto), a Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro (Águeda), a Biblioteca Municipal de Paredes, a Casa da Cultura de Paredes e, mais recentemente, na Galeria “A Galeria @Art” (Coimbra) e no Museu do Sexo (Porto).
Além da sua actividade como pintora, A.fe tem assumido também funções de direcção artística, tendo coordenado duas exposições internacionais sob o título EXPO INTERNACIONAL BOMBARDA SHOWCASE. É ainda membro activo do projecto cultural Amigos da Cultura de Paredes, onde coordena a oficina de pintura, uma iniciativa da Câmara Municipal de Paredes com mais de dois anos de existência.
Para além da criação artística, A.fe actua como comissária e curadora de arte, prestando serviços de assessoria cultural como freelancer. Desde 1 de Setembro de 2025, encontra-se formalmente registada como prestadora de serviços nas Finanças, reforçando a profissionalização da sua actividade no cenário artístico contemporâneo.
Imagens expostas aqui, ainda não apresentadas em público:
-
Eternidade Circular – Homenagem a Marisa Lis (Acrílico sobre tela, 70 cm x 70 cm)
-
Olhar Velado (Acrílico sobre tela, 60 cm x 100 cm)
-
Submerso no Silêncio (Acrílico sobre tela, 60 cm x 120 cm)
Revista Repórter X
Sem comentários:
Enviar um comentário