SUÍÇA: UM MORADOR RESISTE, A CÂMARA DE BÜLACH CAI E 114 MIL FRANCOS VOAM
As administrações municipais, em vez de servirem, tantas vezes procuram dominar. Armadas de poderes que o povo lhes concede, usam-nos não para proteger, mas para experimentar até onde podem avançar, para saber se conseguem apropriar-se do que não lhes pertence.
Foi o que se passou em Bülach, onde a câmara municipal travou, durante cinco longos anos, uma batalha contra um simples morador da Rössligasse. O que estava em causa era apenas um pátio pavimentado em frente à sua casa, mas nele a cidade quis instalar as suas barracas de mercado, ocupando o espaço privado como se fosse público.
O Tribunal Administrativo pôs termo ao abuso e confirmou o que a lei sempre dissera: a propriedade privada é inviolável. Saiu vitorioso o cidadão, saiu derrotada a câmara.
E o preço da arrogância é ainda mais pesado: 114.000 francos mal gastos, dinheiro que poderia ter sido aplicado em coisas úteis, em melhorias para a comunidade, mas que não foram, porque não pensam duas vezes antes de se fazer tamanha asneira.
Aqui fica o retrato de uma Suíça onde a voz de um só pode derrotar a máquina de uma câmara, onde a tradição dos mercados, alma viva das cidades, foi sacrificada à arrogância e à ganância de quem governa.
autor: Quelhas
Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial
Sem comentários:
Enviar um comentário