Centro de Competência CAS SO
Centro de Serviços
Caixa Postal 6009
Lucerna
Meyrin, 2 de Junho de 2025
Assunto: Resposta à vossa carta de 2 de Maio de 2025 — Processo n.º ()
Exmos. Senhores,
Acuso a recepção da vossa carta datada de 2 de Maio de 2025, recebida no dia 8 do mesmo mês, e venho por este meio apresentar a minha resposta.
A recusa por parte da SUVA em autorizar uma nova avaliação clínica levanta sérias preocupações quanto à imparcialidade e independência de todos os profissionais e instituições envolvidos no meu processo: Polícia de Chantier, Serviço de Urgência e Ambulância, HUG, Dr. Borges, Dr. Piotton, Dra. Jenny, Dr. Michèle, Dr. Kevin, o meu advogado Dr. Roman Jaquier, e o vosso médico Dr. Gautheron. Infelizmente, identifico manipulações nos registos clínicos e administrativos que contribuíram para o agravamento do meu estado de saúde e para o meu sofrimento pessoal, originado por actos que interpreto como abuso de poder.
Apesar do tempo decorrido, continuo sob tratamento médico, com realização de exames e sessões de fisioterapia, em virtude de dores persistentes na cabeça e no pescoço. O meu estado de saúde nunca se estabilizou ou melhorou, contrariamente ao que foi indicado em relatórios assinados pelo vosso médico Dr. Gautheron.
Junto a esta carta envio um relatório recente elaborado por um neurologista independente que avaliou cuidadosamente o meu processo, incluindo exames à cabeça que, inexplicavelmente, me foram negados no dia do acidente no HUG, e mais tarde também pelo Dr. Borges e pelo Dr. Piotton. Este último chegou mesmo a levantar a hipótese de lesões cerebrais, mas não tomou quaisquer medidas para confirmar ou afastar essa possibilidade.
Posteriormente, fui alvo de confusão relativamente a uma intervenção cirúrgica inicialmente anunciada pela Dra. Jenny e depois anulada pelo Dr. Borges. Tal decisão parece ter sido tomada sob pressão externa, com vista a proteger os interesses da SUVA. Além disso, a SUVA elaborou relatórios comprometores que foram atribuídos ao Dr. Borges, levantando dúvidas sobre a sua veracidade e autoria.
Na consulta de 26 de Outubro de 2018, o vosso médico Dr. Gautheron apresentou uma postura extremamente autoritária e desconsiderou as dores severas no meu braço esquerdo, documentadas pelo meu médico assistente. Tal conduta agravou ainda mais a minha situação e culminou com o meu internamento nas urgências do HUG, logo após essa consulta.
Solicito, por isso, o envio de uma gravação áudio dessa única consulta com o Dr. Gautheron, para que possa ser analisada pelas entidades competentes, no sentido de apurar eventuais abusos e deturpações da verdade.
Lamento profundamente que a SUVA continue a desvalorizar as causas do acidente, apesar de haver documentação fotográfica da Polícia de Chantier que confirma irregularidades ocorridas a 15 de Novembro de 2017. A forma como os factos foram tratados levanta dúvidas legítimas quanto à integridade da análise feita.
Adicionalmente, foram prestadas informações incorrectas relativamente às minhas capacidades durante o período em que estive na ORIF (07.01.2019 a 27.07.2019). Foram-me atribuídas capacidades de trabalho a 100% em tarefas fisicamente exigentes, incompatíveis com as minhas limitações físicas, como está documentado pela SUVA (10 kg) e pelo meu médico (15 kg).
Finalmente, consegui realizar os exames à cabeça que tanto tempo me foram negados e confirmar a gravidade da situação ocorrida no dia do acidente. A par da negligência médica, identifico várias omissões e ocultações da verdade por parte de diversos profissionais que pretendo denunciar às autoridades competentes.
Caso haja, da vossa parte, vontade e integridade para contribuir para o apuramento completo da verdade, estarei disponível para colaborar. Se, pelo contrário, a posição da SUVA continuar a ser a recusa e o encobrimento, continuarei a lutar pela justiça com os meios ao meu alcance, nomeadamente através das entidades competentes e da comunicação social.
Apresento os meus respeitosos cumprimentos,
Domício R. Gomes
Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial
Sem comentários:
Enviar um comentário