Pesquisar neste blogue

Übersetzung in Ihre Sprache

Número total de visualizações de páginas

domingo, 29 de junho de 2025

Glasi terá novo acesso directo à estação após encerramento da passagem intermédia, mas mantém-se a ligação antiga em funcionamento

Glasi terá novo acesso directo à estação após encerramento da passagem intermédia, mas mantém-se a ligação antiga em funcionamento

A ponte assenta no primeiro prédio da Glasi e estende-se até ao outro lado dos caminhos de ferro. Enquanto as obras prosseguem, os moradores da Glasi são obrigados a seguir pelo passeio junto à estrada, até à rampa que conduz ao túnel, mesmo ao lado do prédio onde tem início a ponte de aço.


A partir de 30 de Junho encerra-se o caminho intermédio para os moradores do Glasi. A nova passarela aérea ligará directamente o bairro à estação, mas o túnel antigo continua acessível para todas as direcções.

No final deste mês, os residentes do bairro Glasi, em Bülach, terão de ajustar o seu percurso diário até à estação de comboios. A passagem intermédia, que atravessa o terreno do terminal de carga da SBB, será encerrada. O trajecto a pé passará a fazer-se por rotas alternativas já existentes, prolongando-se por alguns minutos.

O atalho junto às linhas, passando pelo terminal de carga, será definitivamente fechado a partir de 30 de Junho. A SBB, proprietária do terreno, reabriu o caminho em Dezembro de 2022 após uma breve interdição, cedendo à pressão dos moradores do novo bairro. No entanto, já então advertira que, em 2025, o acesso seria encerrado.

Inicialmente, parte do espaço será usada como área de instalação da obra para a construção da passarela pedonal sobre as linhas férreas, projecto da cidade de Bülach. Posteriormente, será ampliado o terminal de carga da SBB.

A construção da passarela, que terá um custo de 28,5 milhões de francos suíços, começa agora. A cerimónia simbólica do primeiro golpe de pá está marcada para 11 de Julho. A conclusão está prevista para o final de Junho de 2027.

A ponte de aço ligará directamente o novo bairro Glasi à estação de Bülach, oferecendo uma travessia frontal e acessível, sem desvios, entre as zonas residenciais e a estação, bem como ao centro da cidade e ao bosque do hospital, espaço de lazer e descanso.

Importa sublinhar que, apesar do encerramento da passagem intermédia, a passagem antiga, situada mais a norte, permanece em pleno funcionamento. Esta ligação, acessível através do túnel da estação, está equipada com rampas, o que permite a passagem de carrinhos de bebé, bicicletas e cadeiras de rodas. Por rampa, continua a ser possível aceder a todas as plataformas e direcções ferroviárias.

Actualmente, os planos da SBB para a ampliação do terminal de carga encontram-se em fase de consulta. A execução está prevista para o início de 2027, logo após o desmantelamento da área de obra da passarela.

Com a expansão do terminal de carga de Bülach, tanto o número de vagões de mercadorias como o número de camiões por dia irá aumentar. Actualmente, circulam entre 2 e 5 camiões por dia, consoante a estação do ano. Após a entrada em funcionamento do novo terminal, prevê-se que este número suba para 15 camiões por dia. Esta operação está, até ao momento, prevista para a primavera de 2028.

Adicionalmente, o cantão lançou o projecto para a Schaffhauserstrasse, que inclui a construção de um passeio pedonal adicional do lado virado para a estação.

Importa ainda recordar que esta situação foi antecipada há cerca de dois anos pelo escritor Quelhas, que voltou a tratar do tema recentemente, alertando para as implicações práticas no quotidiano de quem ali vive.

O bairro Glasi, apelidado pelo escritor Quelhas — e aceite por todos — de cidade nova e luxuosa de Bülach, pertence à mesma cidade de Bülach, agora dividida entre a cidade velha e a cidade nova. É uma zona moderna, feita de edifícios contemporâneos, jardins amplos, parques infantis, comércio variado, restaurante, café, cabeleireiro, fotógrafo, venda e reparação de bicicletas, boutiques, creches, supermercados, escola de condução, ginásios, e uma população predominantemente jovem. Calcula-se que ali vivam perto de duas centenas de crianças. É também neste bairro que está sediada a Revista Repórter X.

Assim, Bülach não perde caminhos, apenas troca percursos. E enquanto a ponte nova não nasce, permanece o velho túnel, discreto e fiel, a servir quem precisa de seguir viagem.


Revista Repórter X Editora Schweiz Oficial

Sem comentários: