Zernez: Montanhista caiu
13.07.2025
Na tarde de Sábado, no cume do Chilbiritzenspitz, no território da Comuna de Zernez, um homem caiu. Sofreu ferimentos mortais.
O homem, de sessenta e cinco anos, fazia parte de um grupo de sete pessoas que subia o Chilbiritzenspitz pela aresta nordeste. Seguia na dianteira, integrado numa cordada de dois, quando, após as catorze horas, segundo os primeiros indícios, um bloco de pedra de grandes dimensões se soltou e o arrastou cerca de cinquenta metros por terreno rochoso abaixo. O grupo alertou imediatamente os serviços de socorro. Com o apoio de um especialista em resgate, uma equipa da Rega recuperou o corpo do homem, que sucumbira aos ferimentos no local do acidente.
Em colaboração com o Ministério Público, a Polícia Alpina da Polícia Cantonal dos Grisões investiga as circunstâncias exactas do acidente.
Este relato foi enviado à Revista Repórter X, que há muito chama a atenção para o risco destas caminhadas em solos imprevistos. Tantos ou mais acidentes se registam na montanha como na estrada, seja por deslizamentos de terras, quedas de rochas, avalanches de neve, refluxo das águas das cascatas, pisos escorregadios ou arenosos, mudanças bruscas de temperatura, frio ou calor extremos, ou simplesmente por falta de cuidado. As montanhas não perdoam a menor distracção.
Sem comentários:
Enviar um comentário