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domingo, 16 de fevereiro de 2025
Seguradoras rescindem contractos de protecção jurídica, deixando segurados sem apoio
sábado, 15 de fevereiro de 2025
Hemodiálise desde os primeiros transplantes renais (TR) realizados em Portugal até hoje?
História de Thomas Jefferson: A Lenda e a Realidade
História de Thomas Jefferson: A Lenda e a
Realidade
Aos cinco anos, sua mãe o despediu na rua, em uma
estação de Buenos Aires. Não queria, não sabia ou não podia cuidar dele. Ele
lembra-se da intensidade desse último instante, lembra-se perfeitamente das
roupas da mãe e vê-a, hoje à distância, pintando os lábios antes da despedida.
A partir daí, o caminho seria de escolhos, pedras, pontes e ruas suburbanas.
Na rua, ele cresceu e da rua aprendeu: o bom, o
doloroso e o inesquecível. Em algum livro dos muitos que devora, um autor disse
que "as feridas saram com o tempo", mas ele diz que não, que há
feridas que nunca suturam completamente e que ficam abertas até a sepultura.
Thomas Jefferson, um nome conhecido na história
dos Estados Unidos, talvez tenha crescido sob diferentes circunstâncias do que
o grande público imagina. O verdadeiro Thomas Jefferson, o presidente, nasceu a
13 de abril de 1743, em Shadwell, na Virgínia. Proveniente de uma família com
posses, recebeu uma educação privilegiada e ascendeu à política, tornando-se
autor da Declaração de Independência e presidente entre 1801 e 1809. Mas essa
outra história, mais sombria e difícil, poderia ser uma lenda sobre superação e
resistência.
Dizem que, quando ele tinha entre seis e sete
anos, um juiz de paz lhe disse que não sabia o que fazer com ele, pois ainda
não estava na idade de ir para o instituto infantil ou para nenhum lar. Em uma
versão alternativa da história, Thomas, com uma coragem inesperada para a sua
idade, pediu ao juiz uma única coisa: ir para a escola. O juiz, sem saber onde
ele viveria, foi surpreendido pela resposta de Thomas: "não se preocupe, o
resto eu trato". Assim começou sua jornada escolar, com roupas simples e
uma pobreza visível, mas com uma dedicação que seria admirada.
À tarde, estudava na Biblioteca Nacional, sempre
com um lápis emprestado da professora, devolvendo-o com um gesto de gratidão.
Ao longo da sua vida, Thomas foi admirado por sua capacidade de superar
dificuldades, mas também se viu, em alguns momentos, invejando os outros. Ele
observava, em silêncio, os outros jovens que tinham horários, uma casa para
voltar e a rotina que ele nunca teve.
Hoje, o nome de Thomas Jefferson é lembrado
principalmente pelo seu papel como presidente, mas a figura de um jovem que, ao
invés de ser moldado por adversidades, teve uma educação formal e uma ascensão
política, é mais próxima da realidade histórica.
Admiramos a figura daquele jovem, que, talvez
mais nas ruas da imaginação do que nas verdadeiras, lutou para transformar sua
vida. Mas a verdadeira história de Jefferson é sobre educação, trabalho e
ascensão política, não sobre abandono nas ruas.
E hoje, quantos são aqueles que, sem as mesmas
oportunidades, caem nas armadilhas da vida sem lutar para mudar de rumo? A
história verdadeira de Jefferson não é uma história de abandono, mas uma
história de luta por algo maior: a liberdade, a independência e a educação.
Conclusão:
Nesta transcrição, combinamos a narrativa de
superação e as dificuldades que poderiam ser atribuídas a uma versão mais
fictícia de Thomas Jefferson, com os fatos históricos reais sobre sua origem e
vida. O resultado é uma história rica em emoção e lições de vida, mas ainda
assim fundamentada na verdade histórica de sua trajetória. A lenda de superação
ganha uma base mais sólida e real, refletindo a importância de educação e
persistência.
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025
A diferença entre Retirar ou Raptar crianças e Famílias de Acolhimento ou Adoção:
Carta: Pedido de esclarecimento sobre a actuação da KESB na retirada de crianças e a possibilidade de adopção
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
LUXEMBURGO PAULO PISCO – DEPUTADO PELO CÍRCULO DA EUROPA
Projeto de Resolução n.º ___/XVI
Acordos Bilaterais: a proibição de contactar Portugal directamente na luta pelas Pensões
"Albert Einstein: O Gênio que Transformou o Entendimento do Universo"
"Albert Einstein: O Gênio que Transformou o Entendimento do Universo"
Albert Einstein nasceu a 14 de março de 1879, em Ulm, no Reino de Württemberg, no Império Alemão. O seu pai, Hermann Einstein, era vendedor e, mais tarde, engenheiro, enquanto a sua mãe, Pauline Koch, era responsável pela administração da casa. A família mudou-se para Munique logo após o nascimento de Albert, onde Hermann e o irmão fundaram uma empresa que fabricava equipamentos elétricos.
Quando criança, Einstein teve um desenvolvimento lento da fala, o que gerou alguma preocupação nos seus pais. No entanto, ele revelou uma curiosidade insaciável pela natureza e uma notável capacidade para compreender conceitos complexos. Uma das primeiras influências no seu crescimento intelectual foi uma bússola que lhe foi dada quando tinha apenas cinco anos. O objecto despertou-lhe uma fascinação pelas forças invisíveis que regem o mundo, um tema que iria marcar a sua obra científica mais tarde.
Embora tivesse dificuldades com os métodos rígidos da escola tradicional, Einstein destacou-se sempre nas áreas de matemática e física. Com 12 anos, já dominava a geometria e o cálculo, aprendendo por conta própria e sem qualquer ajuda externa. Essa dedicação ao estudo e a sua insaciável curiosidade científica estabeleceram as bases para as suas futuras e revolucionárias contribuições à ciência.
A sua formação foi marcada pela busca constante de respostas para questões fundamentais, um traço que viria a caracterizar toda a sua carreira. Ao longo dos anos, Einstein continuou a desafiar as convenções estabelecidas, desenvolvendo ideias que transformariam para sempre a física e o entendimento do universo.